2) Os crátons são encontrados em áreas de grande instabilidade tectônica, ou seja, em locais propensos a abalos sísmicos e vulcanismo. 3) As estruturas cratônicas são rígidas, e as rochas que as compõem são sedimentares, em sua maioria.
craton ou crato. Porção da litosfera continental estável, praticamente atectônica, por mais de 200 milhões de anos, caracterizada por grande espessura litosférica, tectônica essencialmente epirogênica e uma crosta em grande parte composta por rochas granitóides.
Crátons no território brasileiro
O Brasil possui cerca de 60% do seu território composto por bacias sedimentares, a sua grande maioria localizada no interior. Podem ser divididas em três tipos: Bacias sedimentares de grande extensão (bacia da Amazônia, do Parnaíba, também chamadas de Meio-Norte, do Paraná ou Paranaica e Central);
Os crátons são estruturas geológicas da Terra formadas há centenas de milhares de anos e presentes em áreas de estabilidade tectônica. Essas estruturas possuem duas classificações, conhecidas como escudos cristalinos e bacias sedimentares. Eles se formam por meio de dois processos: sedimentação e erosão rochosa.
Como saber meu número da Vivo por SMS grátis?
Quais são os elementos essenciais do contrato social?
O que acontece se comer 2 cravos por dia?
Qual é a religião predominante em Dubai?
Como calcular dois dias de falta no trabalho?
O que mais gastam internet no celular?
Qual o valor da multa por perturbação de sossego?
O que significa tomar um remédio após o almoço?
Qual o pH ideal para o cultivo de hortaliças?
Como funciona o aparelho Duosat?
Qual queijo pode comer fazendo dieta?
O que significa KF no processador?
Quantas calorias tem 30 unidades de uva?
Qual o signo que não gosta de ser contrariado?
Quais as principais situações de risco que as pessoas dessa faixa etária estão expostas?