Cecília Meireles morreu no Rio de Janeiro, no dia 9 de novembro de 1964.
Quando Cecília tinha três anos, sua mãe Mathilde Benevides também partiu. A menina foi criada pela avó materna Jacinta Benevides, de quem herdou o gosto pelo folclore brasileiro e a levou para aulas de canto e violino.
Embora não estivesse filiada a nenhum movimento literário, suas obras iniciais, como Espectros, Nunca mais... e poemas dos poemas e Baladas para El-Rei, evidenciam o gosto pelo Simbolismo. Sua temática também revela a admiração pelas estéticas tradicionais, especialmente a simbolista.
Trata-se de uma composição produzida em razão da morte de Jacinta Benevides, avó de Cecília, que a criou depois da morte dos pais.
Do casamento nasceram as três filhas, três Marias: Maria Elvira, Maria Mathilde e Maria Fernanda. Após a morte de sua avó, em 1933, Cecília e sua família permanecem no mesmo endereço: entre as ruas São Luís e São Cláudio, onde a poeta passou boa parte da vida.
37 curiosidades que você vai gostar
O vocabulário da língua portuguesa ainda considera "poeta" apenas como substantivo masculino, mas Cecília nunca gostou de ser chamada de poetisa. Para ela, significava uma diminuição do seu trabalho, como se a chamassem de mulher "prendada".
Ela morreu de câncer, aos 63 anos, no entardecer do dia 9 de novembro de 1964.
Poeta intimista, próxima à abstração da música, ao sentimento religioso e à fluidez do sonho, seus temas recorrentes são o amor, a morte, o tempo e a eternidade, o que se evidencia já a partir dos títulos de seus livros, como Vaga Música e Mar Absoluto.
Sua obra mais apreciada pela crítica é Romanceiro da Inconfidência, em que faz uma releitura desse momento histórico. Assim, a autora é a principal representante feminina da segunda geração do modernismo brasileiro.
Seu primeiro livro — Espectros — foi escrito quando a poetisa tinha 16 anos de idade e publicado em 1919. Três anos depois, ela se casou com o artista plástico Fernando Correia Dias (1892-1935), com quem teve três filhas.
Cora Coralina (1889-1985) foi uma poetisa e contista brasileira. Publicou seu primeiro livro quando tinha 75 anos e tornou-se uma das vozes femininas mais relevantes da literatura nacional.
Em 1919, Cecília Meireles lançou seu primeiro livro de poemas, "Espectros" com 17 sonetos de temas históricos.
Foi Cecília que fundou a primeira biblioteca infantil do Brasil e publicou poemas inesquecíveis para crianças, como O mosquito escreve e Colar de Carolina. Os versos de Cecília conseguem despertar nas crianças o interesse pela poesia e também encantam os marmanjos que já são apaixonados pela boa literatura.
Em que ano o Brasil perdeu a grande poetisa infantil? Tinha um carinho todo especial pelas crianças, mas também se dedicou a escrever poemas para os adultos. Cecília Meireles faleceu no Rio de Janeiro em 9 de novembro de 1964.
Como saber se sou descendente de judeus sefarditas no Brasil?
Qual é a fase mais duradoura das briófitas?
Qual o nome do satélite da Sky Gato?
Quais bancos estão fazendo a suspensão do consignado?
Qual o melhor medidor de glicose G-Tech?
Como saber se a minha matrícula foi feita?
Como saber se ela está com ciúmes de mim?
Como esfumaçar os olhos com lápis marrom?
O que passar para clarear manchas de limão na pele?
Como saber se foi Pré-selecionado no Prouni?
Como saber se fui mordido por um morcego?
Tem como saber se já tive um aborto?
Em quais itens F corresponde a função de A em B?
O que é a margem de 5 do consignado?
Como saber se foi apanhado pelo radar?
O que usar para limpar pinça de freio?