Apesar de bem-intencionado, o uso da expressão “o(a) mesmo(a)” para retomar um termo citado anteriormente, evitando a repetição, é inadequado. A solução, nesse caso, é muito mais simples do que você imagina: basta utilizar os pronomes pessoais do caso reto “ele(s)” ou “ela(s)”.
Pronome é o termo que substitui ou acompanha o substantivo, relacionando-o às três pessoas do discurso – tanto no singular (eu, tu, ele/ela), quanto no plural (nós, vós, eles/elas).
Haverá crase antes dos pronomes que aceitarem o artigo, tais como: mesma, própria... Eu me referi à mesma pessoa.
1. Indica igualdade, semelhança ou identidade (ex.: ele vestiu estas mesmas calças ontem; ela continua a mesma apesar de tudo o que lhe aconteceu). 2. Coisa ou pessoa que já foi mencionada anteriormente (ex.: eu fiz a tarefa, mas a mesma não ficou perfeita).
Pronome pessoal: 1 o, lhe. Exemplo: Chame ele para a festa e diga a ele que todos nós estaremos lá.
1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): Aquela loja não vende a prazo. Aos sábados, costumo andar a cavalo na fazenda. 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):
Não ocorre crase:
Como funciona a pontuação do beisebol?
É normal a respiração do bebê ofegante?
O que faz com que o DIU sair do lugar?
Como é que se escreve a palavra mano?
Como saber se o seu coelho está doente?
Como é a Arlequina de verdade?
Como saber se uma palavra é adjetivo ou advérbio?
Quando o catalisador está ruim?
Como se escreve sessão de fotos?
O que é pentatônica no violão?
Qual a causa dos dentes ficarem moles?
Quem canta toma um banho de lua?