Trabalhar a partir das representações dos alunos não consiste em fazê-las expressarem-se paradesvalorizá-las imediatamente. O importante é dar-lhes regularmente direitos na aula, interessar-se por elas, tentar compreender se elas surgirem novamente, quando as julgávamos ultrapassadas.
Organizar e dirigir situações de aprendizagem é manter um espaço justo para tais procedimentos. ... - trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem; - construir e planejar dispositivos e seqüências didáticas; - envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento.
Tratando-se de ensino-aprendizagem o mais importante é fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão, ou seja, tomar decisões de seleção ou orientação em conjunto com os alunos e, se for preciso, com os pais dos alunos e outros profissionais.
A quarta competência, “envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho”, explica o Perrenoud, deve suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver na criança a capacidade de auto-avaliação, além de instituir e fazer funcionar um conselho de alunos e ...
A ImportÂncia Da Aprendizagem Significativa Na FormaÇÃo Profissional. Quanto mais significativa e clara a aprendizagem se apresentar, maior será a sua funcionalidade, tendo em vista que oferece mais possibilidades de interação com novas situações e conteúdos.
As situações de aprendizagem alimentam e movem a construção de Projetos de Vida dos estudantes na escola, não configurados como projeções para um futuro, mas como ações vividas e conduzidas num tempo presente, que exigem urgência na tomada de decisão para a melhor gestão das aprendizagens.
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os objetivos de aprendizagem seguem uma progressão que tem o intuito de deixar mais evidente o que os alunos devem aprender ao longo das diferentes etapas do ensino básico.
Podemos definir a progressão continuada como uma forma de monitoramento do ensino-aprendizagem escolar que evita fixar um momento preciso para a avaliação e a promoção do aluno. ... O choque cultural resultante levou a escola pública a níveis de repetência crescentes, tornando a Educação Básica um 'funil' problemático.
Dez grandes familias de competências foram escolhidas e desenvolvidas : 1) organizar e dirigir situações de aprendizagem ; 2) administrar a progressão das aprendizagens ; 3) conceber e fazer com que os dispositivos de diferenciação evoluam ; 4) envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho ; 5) trabalhar ...
Como usar o app arquivos do iPhone?
Como conectar 2 monitores VGA no PC?
Como é calculado o valor do pedágio?
Como usar o aplicativo maestro?
O que pode colar com araldite?
Como usar três brincos na orelha?
Como usar o afinador de violão no celular?
O que o tubarão martelo usa para localizar sua presa?
Qual a diferença entre sal e ajinomoto?
Para que é indicado o medicamento Amplictil?
Como usar chá de alecrim no cabelo para queda?
Como usar o Adobe Fill and Sign?
Como usar 2 projetores ao mesmo tempo?