A sigla “S” nos motores 151S, 250S e 4.1S siginifica “Super”. Observação: Nosso conteúdo poderá sofrer alterações ou correções sem aviso prévio.
As outras diferenças eram: Carburador duplo com outra calibragem, ventilador do sistema de refrigeração com 4 pás, peso do volante do motor (11,8 kg no 4100 e 9,8 kg no 250-S, o mesmo do motor do 4 cilindros na época), embreagem especial reforçada com molas de maior carga no 250-S, e uso de diferencial auto-blocante ...
Para modernos têm a gravação dentro do porta malas, próximo ao estepe. Em ambos os casos, o número de série (os números finais do código do chassis) estão gravados no assoalho do carro, próximo ao assento traseiro, sobre o túnel da transmissão.
O motor 2.5 com 98 cv a 4 800 rpm fez o SS 4 alcançar 160,3 km/h, contra 153,8 km/h do 2.3 do GT 4, de 99 cv a 5 400 rpm....Teste QUATRO RODAS – abril de 1977.
Opala SS 4 | Maverick GT 4 | |
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Consumo médio | 9,59 km/l | 9,39 km/l |
Preço (abril de 1977) | Cr$ 86.898 | Cr$ 88.677 |
Historicamente SS significa Super Sport, de super esportivo. Mas a nomenclatura também poderia signifcar Separated seats, bancos separados, já que o Opala quatro portas tinha dois bancos inteiriços, como boa parte dos carros da época e o carro com bancos separados tinha um apelo de jovialidade.
Seis cilindros
Motor | Descrição | Potência |
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250 - 4.1 | 6 cilindros 4.1L | 132 cv |
250 - 4.1 | 6 cilindros 4.1L | 132 cv a 4000 RPM |
250 - 4.1 | 6 cilindros 4.1L | 121 cv a 4000 RPM |
250 - 4.1 | 6 cilindros 4.1L | 121 cv a 3800 RPM |
Para se diferenciar dos irmãos, o Opala Comodoro apresentado em 1975 vinha com pintura metálica (item exclusivo da linha Comodoro) e teto revestido de vinil – no sedan ele cobria o teto todo e no cupê somente uma parte do teto era revestido com o material.
O ano do modelo corresponde à letra que fica entre o modelo e o número de série. Exemplo: 5N87E”D”B139272 – Opala 2 portas, 4 cilindros, ano 1974 e série 139272 fabricado em São Caetano do Sul.
A composição do Opala, combinava a carroceria alemã do Opel Rekord C / Opel Commodore A, fabricado de 19 com a mecânica do norte-americano Chevrolet Impala, fazendo que existisse duas unidades de medida distintas (em função dos países de origem), tanto no conjunto motriz, como na carroceria.
Sua função é controlar o acoplamento da engrenagem do motor de partida (o pinhão) na cremalheira instalada no volante do motor a combustão. Se, por algum motivo, esse sistema não se movimentar, você vai ouvir apenas um ruído bem alto do motor de arranque, que ficará rodando “livre”, sem nenhum sinal de partida.
Agora que você já conhece os principais componentes do motor de partida, vamos listar os sintomas mais comuns que indicam que algo está errado. Preste muita atenção e procure um eletricista automotivo sempre que notar essas situações: O motor de partida aciona, mas o motor a combustão não.
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