Fomento de novas informações Assim como todo bom profissional da educação, o facilitador deve incentivar os estudantes a adquirirem novos conhecimentos. O foco de atuação do profissional facilitador é socioemocional e não apenas curricular.
Facilitadores são especialistas no processo de aprendizado – não necessariamente no conteúdo em si. Desta forma, confiando na inteligência coletiva e com os objetivos da sessão em mente, eles geram conhecimento através das próprias respostas do grupo.
O papel de facilitador vai além daquele de ensinar: é mais do que transmitir conhecimentos. Ele não está fora do processo; ao contrário, se coloca, se enxerga, se dispõe como alguém que também está aprendendo com o processo. E com isso o facilitador-aprendiz reaprende a sua própria prática a cada encontro.
O professor facilitador da aprendizagem é aquele capaz de identificar as fortalezas e dificuldades dos alunos em determinadas matérias. Além disso, ajuda o aluno a desenvolver a autonomia nos estudos.
Ele deve ser neutro com relação ao produto da aprendizagem, ou seja, não julga nada, nem ninguém. Ele deve encorajar os participantes a usar o processo definido para a sessão da maneira mais efetiva possível, para cumprir as tarefas, respeitando as restrições em um período de tempo pré-definido”.
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O facilitador precisa ser paciente, com os silêncios, monossílabos, risos, ansiedade e crítica, aguardando o momento oportuno de falar. Também deve ser flexível e respeitar o tempo necessário dos participantes em adquirirem confiança, respeitando o ritmo de cada um.
A função deste novo professor é estimular os diferentes saberes: analisar, pesquisar, sintetizar, comparar. O conhecimento está em todo lugar, o docente precisa instigar o aluno para ir em busca dele, utilizar “ganchos” que liguem à realidade para auxiliar nesse processo em que o aluno constrói seu saber.
Quem é o professor do futuro? Um facilitador! O facilitador é responsável pela facilitação da aprendizagem dentro dos pilares das cinco habilidades do século XXI. O professor do Século XXI é um facilitador, e como tal, mediador do processo de aprendizagem e não a fonte de todo o conhecimento em si.
O professor como facilitador, quer dizer que, o professor irá criar condições para que o ensino e a aprendizagem aconteçam no contexto da sala de aula, ou seja, o professor irá facilitar a aprendizagem do aluno ao criar meios para que o aluno por si “aprenda a aprender”.
Conceito utilizado para caracterizar o professor que trabalha com a mediação pedagógica, significando uma atitude e um comportamento do docente que se coloca como um facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, que ativamente colabora para que o aprendiz chegue aos seus objetivos.
Facilitador é o profissional que, dentro de metodologias como as citadas, guia um processo e o desenvolve em conjunto com os envolvidos; ajuda um grupo a compreender seus objetivos comuns, auxiliando-os a alcançar metas, sempre de olho no propósito; serve à necessidade do grupo e está sempre atento ao que emerge do ...
O facilitador tem papel fundamental nos jogos. É ele quem conduzirá a aplicação da dinâmica de grupo e, para isso, deve ter diversas competências e responsabilidades durante os processos.
PAPÉIS DE UM FACILITADOR
Ele pode ser aquele que aprende, aquele que ensina ou aquele que media os diferentes conhecimentos, colocando-se como um indivíduo atuante, ouvinte, como alguém que está prestes a aprender a partir da observação da experiência. Só então está na posição de poder interagir em um processo.
Os benefícios de desenvolver a autonomia e o protagonismos dos alunos incluem: Reforço do compromisso das escolas com a formação integral dos estudantes. Promove o engajamento dos estudantes com o conteúdo e a prática pedagógica. Desenvolve a capacidade de tomar decisões e a responsabilidade dos jovens alunos.
Professores devem ter a capacidade de encontrar bons recursos para aquilo que os alunos devem aprender. Na web, existem muitos recursos, mas você deve ter a capacidade, como professor, de identificar o que é bom e o que é útil no que os outros criaram, e levar isso para seus alunos.
Sendo assim o papel do professor mediador é de suma importância, pois ao despertar o interesse através da mediação, interação e motivação o torna mais presente na vida dos alunos. As práticas pedagógicas e o questionamento da ação docente, se faz necessário para a evolução do processo na construção do conhecimento.
A pessoa que cumpre o papel docente encarrega-se de educar outras. No sentido mais básico, dar educação consiste em facultar/fornecer informação e desenvolver explicações para que os alunos estejam em condições de assimilar os conteúdos. O papel docente, por outro lado, implica a transmissão de valores.
Esse profissional deve estar sempre atualizando seus conhecimentos, além de possuir habilidades para ensinar com diversos métodos. É importante que os docentes ajam sempre de acordo com as práticas pedagógicas, levando em consideração o interesse dos alunos e qual o melhor método para passar o conhecimento.
O papel do professor mediador é fazer as investigações necessárias para que o aluno acrescente em sua aprendizagem novas verdades, porém nem todos os erros são construtivos, na mediação o erro só é construtivo quando as hipóteses são progressivamente reconstruídas através de comparações e questionamentos através do ...
Como já salientamos, a mediação docente revela a articulação entre teoria e prática, articulação esta que é constituída e desenvolvida na própria atividade, tendo a formação um papel fundamental.
O mediador pode atuar como intermediário nas questões sociais e de comportamento, na comunicação e linguagem, nas atividades e/ou brincadeiras escolares, e nas atividades pedagógicas, nas limitações motoras ou da leitura, nos diversos níveis escolares.
É papel do professor utilizar novas práticas e formas de comunicação para proporcionar um ambiente em que os estudantes desenvolvam cada vez mais a autonomia – tanto nos próprios estudos quanto na atuação deles em sociedade.
O professor é o principal responsável em harmonizar e administrar esta interação, para que a criança seja dotada de auto-estima, segurança e confiança, para que seu aprendizado seja facilitado. O ato de educar não deve basear-se apenas na transmissão de conteúdos, mas visar a formação da criança como sujeito.
Tais habilidades dizem respeito a comportamentos necessários a uma relação interpessoal bem-sucedida, conforme parâmetros típicos de cada contexto e cultura, podendo incluir os comportamentos de iniciar, manter e finalizar conversas; pedir ajuda; fazer e responder a perguntas; fazer e recusar pedidos; defender-se; ...
Para um facilitador, aprender é verbo-chave: aprenda a ouvir, sentir a energia, observar cada um, a perder o foco e atuar no momento. “Se você não está se conectando de verdade com o grupo, vai querer prever suas ações. Mas deve ser o contrário: vá no ritmo dele”, diz Marcos.
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