Por que isso acontece? As causas mais comuns da dor de ouvido são infecções por vírus, bactérias e fungos, ou exposição à água. Traumas, especialmente a manipulação incorreta da parte externa da orelha (com hastes flexíveis ou objetos), além da presença de cera endurecida ou ressecada, podem ser a causa da dor.
A dor de ouvido é um sintoma que surge, principalmente, após introduzir água ou objetos, como cotonetes e palitos, no canal auditivo, que podem provocar uma infecção do ouvido ou rompimento do tímpano. Porém, outras causas incluem problemas na mandíbula, garganta ou crescimento de um dente, por exemplo.
Dicas para aliviar a dor de ouvido
Uma dor no ouvido pode ser considerada algo simples e normal quando é rápida e momentânea. Caso seja acompanhada de outros sintomas, como febre, vertigem e tontura ou dores de cabeça, ela deve ser investigada. Atenção, pois, não se deve esperar muito para procurar um médico.
Os analgésicos como o paracetamol, dipirona ou ibuprofeno em comprimidos ou em xarope, são medicamentos que podem ser utilizados para aliviar a dor de ouvido em adultos e crianças. Além disso, também ajudam a baixar a febre, que também pode ocorrer quando a pessoa tem uma infecção no ouvido, por exemplo.
Uma dor no ouvido pode ser considerada algo simples e normal quando é rápida e momentânea. Caso seja acompanhada de outros sintomas, como febre, vertigem e tontura ou dores de cabeça, ela deve ser investigada. Atenção, pois, não se deve esperar muito para procurar um médico.
Melhores remédios caseiros para dor de ouvido
Assim, as otites podem ser agudas (quando afetam repentinamente o ouvido e duram menos que 3 meses) ou crônicas (quando se estendem por mais de 3 meses). As formas agudas são as principais causadoras de dor de ouvido e mesmo elas podem ser divididas em Otite Externa Aguda e Otite Médica Aguda.
Para identificar a dor de ouvido, principalmente no caso do bebê e das crianças, deve-se estar atento aos seguintes sinais: Perda de equilíbrio. Nos casos de infecção do ouvido, também podem surgir outros sintomas, como febre acima de 38ºC, líquido saindo do canal auditivo ou mau cheiro perto do ouvido.
Para aliviar a dor de ouvido em casa pode-se colocar uma bolsa de água morna junto ao ouvido ou descansar sentado, em vez de deitado, para reduzir a pressão no ouvido.
A dor de ouvido causada pela entrada de água é muito comum em pessoas que praticam natação, mas também pode ocorrer durante o banho ou no uso de piscinas, banheiras ou banho de mar, por exemplo, e pode ser acompanhada de secreção no ouvido ou perda da audição.
Você sabe cuidar da saúde do seu ouvido? Uma dor no ouvido pode aparecer em diversas regiões do corpo: desde a orelha até a região da articulação da mandíbula. A dor de ouvido tem causas diferentes, que variam de acordo com a manifestação do incômodo. NÃO PARE AGORA...
Qual a relação entre arte e liberdade de expressão?
Quando uma bactéria é considerada multirresistente?
Qual a idade do jogador Éder Aleixo?
Quando ocorre o cumprimento definitivo de sentença?
Porque o Linux é bom para programar?
Como se manifesta a brucelose?
Como são as famílias atualmente?
São princípios do Ministério Público?
O que aumenta a tensão superficial da água?
Qual a diferença entre polícia ostensiva e policiamento ostensivo?
Como surgiu o jardim de inverno?