O termo dada significa, em francês, “cavalinho de pau” ou “brinquedo de criança”, e também remete a linguagem típica dos bebês, que simboliza, por consequência, o caráter nonsense das obras dadaístas.
Tristan Tzara
As vanguardas europeias foram movimentos artísticos ocorridos no início do século XX, na Europa, cada um com características específicas, mas com algo em comum: a quebra com os valores da arte tradicional. O dadaísmo foi um desses movimentos. Seu principal idealizador foi o poeta romeno Tristan Tzara (1896-1963).
O Dadaísmo foi um movimento que surgiu no início do século XX dentro de um cabaré em Zurique, Suíça no ano de 1916. Ele foi idealizado por anarquistas intelectuais germânicos que queriam desconstruir a arte, contrariando a sociedade, a religião, a ciência e a filosofia.
É nesse contexto que o poeta romeno Tristan Tzara (1896-1963) cria o movimento Dadaísta, em meados da primeira guerra mundial, junto aos artistas Hugo Ball (1886-1927) e Hans Arp (1886-1966).
Significado. Embora a palavra dada em francês signifique "cavalo de cepo" (“cavalinho de pau” ou “brinquedo de criança”), sua utilização marca o non-sense ou a falta de sentido que pode ter a linguagem (como na fala de um bebê).
O Dadaísmo foi o movimento cultural que ocorreu depois da Primeira Guerra Mundial na Europa e nos EUA e pregava a “antiarte”. O Dadaísmo, ou Dada (cavalinho de pau, em francês), foi um movimento e fenômeno cultural que ocorreu de 19 em alguns países da Europa e nos Estados Unidos (EUA).
Uma das expressões mais famosas do Dadaísmo eram as fotomontagens. Artistas como Hans Arp, Raoul Hausmann, George Grosz e Hannah Höch foram alguns dos nomes que adotaram a técnica, que consistia em recortar fotografias de jornais e revistas para criar colagens absurdas e satíricas.
Marcel Duchamp (1887-1968) foi um pintor e escultor francês, naturalizado norte-americano. Foi considerado um ícone do movimento conceitual de arte moderna o “Dadaísmo” e o precursor do “ready-made”. Marcel Duchamp nasceu em Blainville-Vrevon, França, no dia 28 de julho de 1887.
1916 Dadaísmo/Começou aproximadamente
Iniciou-se em 1924, com a publicação do Manifesto Surrealista, escrito por André Breton, que propunha uma nova proposta estética que rompesse com a primazia da compreensão racional, sem diferenciação entre sonho e realidade ou entre lucidez e delírio, por exemplo.
Como fazer pipoca gourmet para aniversário?
Como será o clima na Caatinga como serão seus corpos d'água sua vegetação e sua fauna?
Qual o perfil do administrador do futuro?
Como funciona o lucro da Hinode?
Como pode ser a junção dos continentes no planeta Terra daqui a 200 milhões de anos?
Como enviar algo pelo Mercado Livre?
Como será a primavera no Rio de Janeiro em 2020?
Como vai ser a primavera no sul do Brasil?
Qual o signo Escorpião para hoje?
Como instalar o token do Serpro?
O que fazer com um pudim que quebrou?
Como oferecer serviço de marmitex?
O que é uma aula de reposição?
Como vai ser a segunda fase da Unesp 2021?