Para a Umbanda, portanto, o branco carrega consigo o sentimento de paz espiritual, assepsia, calma, serenidade e outros valores de elevada estirpe.
Na Esplanada dos Ministérios, na Praça dos Orixás, ou em festas pela capital federal, a cor mais comum é o branco, que simboliza paz e harmonia. Essa tradição surgiu por influência das religiões afro-brasileiras, como umbanda e candomblé.
O que significa a Cor Branca:
A cor branca significa paz, pureza e limpeza. É também chamada de "cor da luz" porque reflete todas as cores do espectro. A cor branca reflete todos os raios luminosos proporcionando uma clareza total. O branco é símbolo da paz, da espiritualidade, da inocência e da virgindade.
A tradição de vestir roupa branca, para o candomblé, é uma homenagem ao deus africano Oxalá.
As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.
30 curiosidades que você vai gostar
O símbolo mais marcante dessa entidade são os acessórios de Exu Capa Preta. Afinal, suas maiores características são sua capa e sua cartola, ambas pretas, porque essa cor serve para a absorção energética.
Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.
Chamado de Senhor da criação, tudo de Oxalá é branco, representando assim a pureza e a ética moral da qual Oxalá é revestido. Desta forma, além de representar a pureza, o branco também é usado em sinal de respeito à importância hierárquica de Oxalá no principio criador.
Ao contrário de Exu, Oxalá ou Orixalá é o mais calmo. Pai de todos os orixás simboliza a paz, a pureza, a tranqüilidade. Seu dia é a sexta-feira. Sua cor é o branco.
Sem associações negativas, o branco também sugere sentimentos de modéstia, calma, inocência, harmonia e estabilidade. É percebida pelos olhos como uma cor que traz brilho, portanto também denota limpeza, clareza, fé e positividade. Nas roupas o branco usado como base para outras cores traz harmonia.
Prata – Palavra de Deus, pureza, Divindade, salvação, verdade, expiação, redenção. Branco – Redenção, colheita, luz, justiça, conquista, vitória, bem-aventurança, Alegria, Anjos, santos, paz, conclusão, triunfo.
“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.
O significado da cor branca geralmente é associado com aspectos de calma e tranquilidade. É o caso da paz, limpeza espiritual e pureza, por exemplo. Mas também não podemos deixar de citar renovação e ingenuidade quando falamos sobre essa tonalidade.
Oxalá é o grande orixá da criação e em sua honra os iniciados no candomblé vestem-se de branco todas as sextas-feiras, cumprindo alguns outros resguardos de ordem alimentar e comportamental. A cor é, no entanto, utilizada em muitas outras ocasiões, por diversos motivos.
O branco ajuda no trabalho mediúnico
De acordo com a crença umbandista, o branco contribui terapeuticamente com o trabalho do médium, pois ajuda a concentrar, atrai bons fluidos e ainda homenageia Oxalá, regente da fé, do sentido religioso e pai da criação do mundo.
Branco. Branco é o símbolo da paz. Essa cor ajuda você a alcançar o que há de melhor para sua vida. O branco é a cor clássica do Ano Novo e das festas de Réveillon e é considerada a cor ideal para se purificar das energias antigas e abrir o corpo e a mente para as novidades que o novo ano trará.
Sexta-feira – cores das velas dos Orixás
Por isso o branco, que é a junção de todas as cores de luz dentro de si. É a partir da luz branca que todas as cores existentes podem ser vibradas, e o branco de Oxalá é o sinal de que nele está toda vida. Branco também é a cor que rege a paz, que também é atribuído a Oxalá.
Girassol, a flor sagrada - Pai Paulo de Oxalá - Extra Online.
Oxalá – O dia da semana para Oxalá é a sexta-feira.
A sexta-feira santa é uma data Cristã que lembra o sofrimento de Jesus Cristo. Para o Candomblé esse dia continua sendo consagrado a Oxalá. Nos antigos Candomblés de origem Bantu, era feito na sexta-feira santa, um ritual denominado: "kura".
Indiferente às classes sociais ou religiões é comum no Brasil, às sextas-feiras, as pessoas usarem roupa branca. O intuito tradicional de usar o branco é pedir paz e agradecer as bênçãos da semana.
Quem é baiano, já sabe: Sexta-feira é dia de vestir branco. A tradição tem origem no sincretismo religioso muito forte no estado. Na cultura iorubá, o branco remete ao orixá Oxalá, reverenciado durante as sextas-feiras.
ASCHTAROTH: sua apResentação é a de um perfeito cavalheiro. Domina os caminhos cruzados, motivo pelo qual é mais conhecido como REI DA SETE ENCRUZILHADAS. Transmite suas ordens a EXU VELUDO e EXU DOS RIOS.
c) O Exu Coroado é aquele que, após grande evolução como empregado de Entidades do Bem recebem por mérito, se apresentam como linhas positivas tais como Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, Oguns, Xangôs e até como Senhoras.
Olokún é um dos Orixás mais perigosos e poderosos do culto aos Orixás.
Como Craftar um trilho detector?
Como fazer um projeto de tese?
Como fazer um relatório de não conformidade?
Como criar um rio no Minecraft?
Quais informações devem constar no certificado de um treinamento?
Como desbloquear personagens alma dos soldados?
Como começar a escrever uma letra de música?
Quem nasce na Noruega é chamado de quê?
Como se chama a pessoa que nasce em Chicago?
Quem faz o testamento e o testador?
Quais os passos para fazer um script de telemarketing?
Como receber a placa de 100 mil inscritos no YouTube?
Porque o Google Drive ocupa espaço no celular?
O que é ser arrimo de família?
Porque Porto Rico pertence aos Estados Unidos?