Resíduos sólidos, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, são definidos como sendo todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade.
Resíduos são as partes que sobram de processos derivados das atividades humanas e animal e de processos produtivos como a matéria orgânica, o lixo doméstico, os efluentes industriais e os gases liberados em processos industriais ou por motores.
O lixo é tudo aquilo que não se quer mais e joga fora. Já o resíduo é aquilo que não serve para você, mas para outros pode se tornar matéria-prima de um novo produto ou processo. ... Você pode estar jogando dinheiro fora se não souber a diferença entre lixo, rejeito e resíduo.
Quais são os resíduos perigosos?
agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso;
pilhas e baterias;
pneus;
óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
produtos eletroeletrônicos e seus componentes;
O rejeito é um tipo específico de descarte, aquele para o qual ainda não existe nenhuma possibilidade de reaproveitamento ou reciclagem. Um exemplo de rejeito é o lixo do banheiro, para o qual ainda não existem opções de reciclagem economicamente viáveis e de amplo alcance.
31 curiosidades que você vai gostar
Em suma, o rejeito é uma forma específica de resíduo que, por ter sido reutilizada tantas vezes, já foi inteiramente esgotada e não pode mais ser aproveitada ou reciclada. Nesse caso, os rejeitos possuem como única alternativa possível a sua destinação para aterros sanitários licenciados ou até mesmo a incineração.
Os rejeitos englobam os materiais que não são passíveis de reciclagem (como por exemplo bitucas de cigarro, materiais adesivos, guardanapos e toalhas de papel sujos, aparas de madeira, etc.) ou ainda, que mesmo sendo recicláveis, não possuem mercado em Santa Maria, como é o caso do isopor.
Para um resíduo ser considerado perigoso, esses devem apresentar pelo menos uma das características a seguir: inflamabilidade, corrosividade, toxicidade, reatividade e/ou patogenicidade. ... São considerados resíduos perigosos: restos de tinta (são inflamáveis, podem ser tóxicas);
Esses resíduos podem ser subdivididos em seis categorias:
Matéria orgânica: restos de comida;
Papel e papelão: caixas, embalagens, jornais e revistas;
Plástico: garrafas e embalagens;
Vidro: garrafas, copos, frascos;
Metais: latas;
Outros: roupas e eletrodomésticos, por exemplo.
A classificação dos materiais pode ser feita em laboratório, tomando como base a ABNT NBR 10004 – Resíduos Sólidos – Classificação. Se o produto for considerado classe I (perigoso), deve ser levado para aterro especial ou para passar por tratamento antes do descarte, como o coprocessamento.
Resíduos sólidos são constituídos de materiais líquidos, sólidos e gasosos gerados pelas atividades humanas que não apresentem utilidade para a atividade fim onde foram produzidos. ... Lixo qualquer material sem valor ou utilidade, ou detrito oriundo de trabalhos domésticos, industrias que é descartado.
O lixo seco, por sua vez, é todo tipo de material que não esteja contaminado ou sujo por outras substâncias orgânicas ou não. Em outras palavras, são todos tipos de material que podem ser reciclados.
As causas para tantos problemas com o lixo são muitas: comportamentos errados, falta de estrutura ou pouca conscientização são alguns dos fatores. Mas nas redes as causas citadas foram apenas o lixo jogado na rua (39,6%) e nas praias (60,4%).
A classificação é realizada de acordo com a ABNT NBR 10004, onde os resíduos perigosos são classificados como resíduos classe I e os resíduos não perigosos são classificados como classe II, esses são subdivididos em classe II A, que são os resíduos não inertes e classe II B, que são os resíduos inertes.
De acordo com o site:
1 tonelada de papel reciclado economiza 10 mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas;
A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas;
100 toneladas de plástico reciclado economiza 1 tonelada de petróleo;
Esses resíduos não necessitam de tratamento específico.
...
CONHEÇA:
papel de uso sanitário, fraldas, absorventes.
sobra de alimentos, restos alimentar de refeitórios.
resíduos provenientes de áreas administrativas.
resíduos de podas, varrições e jardins.
resíduos de gessos provenientes da área de assistência a saúde.
O Gerenciamento de Resíduos Sólidos tem como objetivo reduzir o volume, dar tratamento adequado aos resíduos gerados, bem como conscientizar os responsáveis acerca das boas práticas ambientais para a correta gestão dos resíduos sólidos, considerando a não geração, evitando perdas, a redução, reutilização, reciclagem e ...
Definições: Resíduos sólidos: resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.
Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) compreendem, principalmente, resíduos gerados em aglomerações humanas em áreas urbanas. Dentre os principais tipos de resíduos estão: os resíduos residenciais, comerciais, industriais, dos serviços de saúde, da construção civil e aqueles provenientes da limpeza pública.
Os resíduos apresentam as seguintes propriedades de periculosidade: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxidades e patogenicidade.
Estes resíduos contêm substâncias químicas que conferem risco à saúde pública ou ao meio ambiente dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. ...
São aqueles que apresentam periculosidade e características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade. Consulte a NBR para maiores detalhes sobre cada característica enquadrada nessa classificação.
Na lixeira de resíduos orgânicos devem ser depositados itens como restos de comida, cascas de frutas, etc. Às lixeiras de rejeitos, por sua vez, devem-se destinar os materiais como papel higiênico, fraldas, plásticos fragmentados e sujos, etc.
Pode ser classificado como resíduo orgânico qualquer material de origem animal ou vegetal, e materiais que já foram utilizados. Portanto, entram nesse grupo resíduos de alimentos (como restos de carnes, frutas e vegetais).
O material que compõem o lixo inorgânico não possui origem biológica, ele é produzido por meios não-naturais, ou seja, produzidos pelo homem, como o plástico, alumínio, vidro e outros materiais. O grande problema desse tipo de resíduo é seu longo tempo de decomposição na natureza.
Qual é o prazo legal para protestar boleto em cartório?
Quem pode participar do mais médicos?
Quantos dias trabalhados para quinquênio?
O que significa pedra na macumba?
Como funciona Os radares de avião?
Como mudar o nick da conta Riot?
Qual parte da batata se reproduz?
Como colocar sinal negativo em várias células?
Qual a função do pêndulo eletrostático?
Como mudar de uma conta para outra no Hotmail?
Como dispensar os serviços de um advogado?
Como Configurar página comercial no Facebook?
O que os americanos costumam fazer?
O que faz o comando alterar linha coluna?