As formas em que um elemento — ou compostos químicos tais como a água — flue entre os seres vivos e o meio ambiente na biosfera é chamada de ciclo biogeoquímico. Os principais ciclos biogeoquímicos para os organismos vivos são o ciclo da água, do carbono, do nitrogênio, do fósforo e do enxofre.
Devido às mudanças climáticas vem sendo obser- vadas atualmente perturbações no ciclo do carbono com repercussões no teor de CO2 da atmosfera, assim como alterações que ocorrem no rnicroclirna das florestas, por ocasião do desmatamento, podem interferir na fixação, lixiviaçâo e volatilização do nitrogênio.
Os ciclos biogeoquímicos, também chamados de ciclos da matéria, podem ser definidos como processos naturais em que ocorre a ciclagem dos elementos, ou seja, sua passagem do meio ambiente (componentes físico-químicos) para os organismos vivos e destes de volta para o meio.
Relembre os principais ciclos biogeoquímicos
Ciclos da natureza têm a ver com a forma como a terra se renova. ... Os ciclos da natureza, os ciclos dos sistemas terrestres ou os ciclos naturais são todos termos que se referem aos principais processos de sustentação da vida na natureza que funcionam em ciclos.
O homem também exerce um importante papel nos ciclos biogeoquímicos. Por meio de certas atividades, como a agropecuária, o homem consegue alterar a dinâmica natural de um ecossistema, modificando as vias seguidas por determinado elemento no ciclo.
Os principais ciclos biogeoquímicos encontrados na natureza são o ciclo da água, do carbono, do oxigênio e do nitrogênio.
Os ciclos biogeoquímicos, por promoverem uma ciclagem dos elementos, garantem que eles sejam utilizados e, posteriormente, estejam novamente disponíveis. Esse é um fator extremamente importante, pois, alguns elementos são essenciais para os seres vivos, e seu uso constante, sem reposição, poderia ocasionar a extinção de espécies. Não pare agora...
Como A Espécie Humana Interfere No Ciclo Do Nitrogênio. A interferência do homem no ciclo do nitrogênio é relatada há aproximadamente mil anos. Este fato ocorreu devido à necessidade de se produzir uma quantidade maior de alimento motivado pelo aumento da população e por ser o nitrogênio fonte de nutriente limitante a produção agrícola.