As isozimas ou isoenzimas são enzimas que diferem na sequência de aminoácidos, mas que catalisam a mesma reação quÃmica. Estas enzimas podem mostrar diferentes parâmetros cinéticos, ou propriedades de regulação diferentes.
As isoenzimas são produtos da expressão gênica e, consequentemente, altamente influenciadas pelo ambien- te, pois os genes que controlam a sua expressão manifes- tam-se em determinados estádios do desenvolvimento e em órgãos e tecidos especÃficos, ou, ainda, sob um deter- minado estÃmulo (RamÃrez et al., 1991).
Coenzima é uma molécula orgânica ou metalorgânica unida a uma enzima, que juntas tem uma função catalÃtica, e que é necessária ao funcionamento da mesma. ... Muitas vitaminas são coenzimas de processos vitais, daà sua importância. A coenzima A, por exemplo, é importante na respiração celular.
Em alguns processos patológicos, as determinações enzimáticas contribuem significativamente para estabelecer a causa, localização e grau de extensão da lesão, para fazer o controle do tratamento e ainda para determinar a cura.
Enzimas que atuam junto com alguns Ãons são chamados apenas de cofator , quando este cofator é orgânico nós chamamos de coenzima.
41 curiosidades que você vai gostar
Os cofatores enzimáticos, são moléculas pequenas, orgânicas ou inorgânicas que tem papel no funcionamento de diversas enzimas, auxiliando e possibilitando a catálise enzimática. Moléculas de cofatores orgânicas, são chamadas de coenzimas, então temos cofatores e coenzimas enzimáticos.
Cofatores são pequenas moléculas orgânicas ou inorgânicas, fraca ou fortemente ligados à s enzimas, que podem ser necessárias para a função catalÃtica da enzima. Estes cofatores não estão ligados permanentemente à molécula da enzima mas, na ausência deles, a enzima é inativa.
Estas enzimas podem mostrar diferentes parâmetros cinéticos (i.e. diferentes valores de KM), ou propriedades de regulação diferentes. A existência das isozimas permite o ajuste do metabolismo para satisfazer as necessidades particulares de um determinado tecido ou etapa de desenvolvimento.
A utilidade diagnóstica da medida das enzimas plasmáticas reside no fato que as alterações em suas atividades fornecem indicadores sensÃveis de lesão ou proliferação celular. Estas modificações ajudam a detectar e, em alguns casos, localizar a lesão tecidual, monitorar o tratamento e o progresso da doença.
Como eram escolhidos os reis em Cuxe?
Como funciona a educação feminina no Brasil?
Qual o medicamento mais indicado para hipertensão?
O que era e como funcionava o tráfico negreiro?
Como funcionam os serviços de DNS E-mail web e FTP *?
Como funcionava a democracia grega *?
Como importar vários arquivos VCF para Outlook?
Como funciona a churrasqueira em apartamento?
Como funcionava o governo teocracia?
Como funcionavam os moinhos de vento?
Como eram as torturas no regime militar?
Quais são os materiais semicondutores?
Como restaurar PST de Outlook?
Como recuperar Cópia da declaração de imposto de renda?
Como passar um projeto do AutoCAD para o Sketchup?