Os Estudos Culturais surgiram em meados da década de 1950, com o interesse de analisar especificamente o processo social, questões sobre realidade, a evolução da cultura, etc.
Os Estudos Culturais são um ramo das humanidades particularmente forte no mundo de fala inglesa, e se desenvolveram em particular nos EUA a partir dos anos 1960, no contexto do surgimento do pós-modernismo, pós-colonialismo e multiculturalismo, e dos movimentos sociais como o movimento negro e a segunda onda do ...
O primeiro é que seu objetivo é mostrar as relações entre poder e práticas culturais; expor como o poder atua para modelar estas práticas. O segundo é que desenvolve os estudos da cultura de forma a tentar captar e compreender toda a sua complexidade no interior dos contextos sociais e políticos.
Os Estudos Culturais são caracterizados especificamente por sua natureza interdisciplinar e por sua transitoriedade, aliás, uma qualidade já implícita no próprio nome desta disciplina – estudos -, que remete a algo em constante transformação.
Nesse sentido, o conjunto formado por hábitos, religião, linguagem, artes e toda a gama de produção cultural de uma sociedade é objeto de estudo da antropologia cultural. Essa disciplina da antropologia também pode ser chamada de antropologia social.
28 curiosidades que você vai gostar
Um dos objetivos dos estudos culturais é deliberar a pesquisa da cultura social moderna como um campo de análise conceitualmente relevante, pertinente e teoricamente fundamentado.
O ensino deve usar a diversidade cultural como forma de melhorar os conhecimentos dos estudantes e estimular a sua autoestima e respeito ao outro, e não para segregar. Assim, é interessante que eles aprendam a reconhecer as diferenças e as semelhanças, para que convivam bem com isso.
Existe uma intrínseca relação entre cultura e educação, visto que a própria educação é considerada como sendo parte da cultura. A cultura pode ser entendida como fruto da inventividade humana, só existe cultura porque existe o homem, e a educação está incluída neste meio.
A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.
Os Estudos Culturais caracterizam-se por sua dimensão multidisciplinar, a quebra das fronteiras tradicionalmente estabelecidas nos departamentos e nas universidades. Esse é para mim um aspecto altamente positivo no processo de renovação das ciências sociais.
Para Stuart Hall, considerado um dos mais conhecidos analistas contemporâneos da cultura, os Estudos Culturais se constituíram como um projeto político de oposição, e suas manifestações sempre foram acompanhadas de transtorno, discussão, ansiedades instáveis e um silêncio inquietante.
Ela representa o conjunto de saberes, tradições, técnicas, hábitos, comportamentos, costumes e modos de fazer de um determinado grupo. Considerada um patrimônio cultural transmitido entre gerações, temos como exemplos as lendas folclóricas, as feiras populares, os rituais, as danças, a culinária, etc.
A cultura proporciona prazer em SER, FAZER e PERTENCER, sendo este o prazer sadio de viver e é uma força capaz de reverter muitos problemas, como os das drogas e criminalidade dentro de uma sociedade. Ela fortalece os aspectos e a identidade pessoal e social do indivíduo e condições de bem-estar.
Também promove a valorização da diversidade cultural e o respeito entre diferentes culturas e modos de ser. Além disso, ajuda na construção de identidades, do senso de coletividade e de pertencimento.
A importância da cultura na sociedade
Como já mencionado, a cultura é o que cria a nossa identidade, compõe o nosso sujeito, grupos de pessoas e norteia as próximas gerações. Podemos afirmar que, para criar a cultura há uma somatória de gostos, hábitos, crenças e outros costumes.
Educação é disciplina; cultura é espontaneísmo. Uma formata o indivíduo de fora para dentro, a outra o ajuda a sair de dentro para fora.
1 resposta(s)
Tudo parte da educação, se não temos uma base de educação boa, automaticamente a sociedade cresce desestruturada e não consegue formar uma boa cultura e com bons indivíduos.
Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida. Nessa concepção durkheimiana - também chamada de funcionalista -, as consciências individuais são formadas pela sociedade.
A diversidade cultural sempre existiu e sempre vai existir na sociedade, e consequentemente nas escolas o que vai mudando ao longo do tempo é a necessidade da abertura das salas de aula para as diferenças entre alunos e famílias, incluindo e valorizando as mesmas no seu processo educativo, promovendo assim a identidade ...
Essa é a importância da diversidade: proporcionar a oportunidade de reforçar o nosso desenvolvimento como sociedade. Evidentemente, vivemos em um mundo formado por etnias com suas especificidades, mas todos com os mesmos direitos e deveres, baseados em uma condição única de Ser Humano.
Quais atividades para trabalhar diversidade cultural na escola?1- Trabalhar a autoestima pela representatividade.2- Dinâmicas de integração.3- Uso de personagens da literatura infantil.4- Comemorar os feriados que celebram a diversidade.5- Filmes infantis e desenhos inclusivos.
A contribuição dos Estudos Culturais para o campo da comunicação refere-se, essencialmente, à ênfase especial à cultura midiática e à inclusão das produções de massa no contexto da cultura.
A cultura é formada por um conjunto de fatores que a organizam e lhe fornecem estrutura. Esses elementos são: conhecimentos, crenças, normas, valores e signos.
Dessa maneira, a cultura é algo intrínseco aos indivíduos, essencial a dignidade da pessoa humana e, consequentemente, imperiosa para efetivação dos Direitos Humanos. A busca pelo reconhecimento, efetivação, implantação e manutenção dos chamados Direitos Humanos talvez seja um dos grandes problemas da humanidade.
A cultura interfere diretamente no comportamento humano. A cultura inclui as crenças, a arte, a moral, a Lei, a ética, os costumes, os hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade e família.
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