Uma das mais interessantes construções da Amazônia são as casas nas margens dos Rios. A variação dos níveis dos rios pode chegar aos 20 metros entre a cheia e a seca. ... Assim a margem é um conceito fugidio na região.
O rio possui um papel fundamental na vida dos ribeirinhos. É através dele que são estabelecidas as ligações entre as localidades com a utilização de jangadas e barcos como o único meio de transporte.
As palafitas são casas nas quais os pilares, ou as simples estacas de madeira, são construídos sobre a água, em lagos, lagoas e nas margens dos mares. “Conjunto de estacas de madeira em que assentam as habitações lacustres.
As palafitas são comuns em todos os continentes, sendo que é mais presente em áreas tropicais e equatoriais de alto índice pluviométrico. São construções sobre estacas de madeira muito utilizadas nas margens dos rios, na Amazônia, áreas da Baixada Fluminense e do Pantanal (Brasil), em países da África e Ásia.
Palafita – Wikipédia, a enciclopédia livre.
“A habitação ribeirinha, das várzeas dos rios alagáveis, harmoniza-se com as oscilações do nível da água, com tipos predominantes de casas: as palafitas e as casas flutuantes, ambas de madeira retirada da floresta”, afirma Sandra Lencioni.
Nas comunidades ribeirinhas, o peixe representa a base alimentar e econômica. Sem energia elétrica, não há como estocar a produção e os pescadores precisam decidir se o peixe será trocado, vendido ou consumido ali mesmo. Um dos peixes explorados é o aruanã, de cor amarelada e que chega a medir até um metro.
Povos ribeirinhos ou ribeirinhas são aqueles que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Cultivam pequenos roçados para consumo próprio e também podem praticar atividades extrativistas e de subsistência. As populações tradicionais, entre elas os ribeirinhos, ...
A relação diferenciada com a natureza faz dos ribeirinhos grandes detentores de conhecimentos sobre aspectos da fauna e da flora da floresta; o uso de plantas medicinais; o ritmo e o caminho das águas; os sons da mata; as épocas da terra. Esse convívio alimenta a cultura e os saberes transmitidos de pai para filho.
A partir disto os núcleos populacionais e a própria rede urbana que estava estritamente atrelada ao traçado dos rios foram se formando. É nestes espaços que os ribeirinhos vivem, em pequenas comunidades localizadas a beira dos rios, dispersos em casas de madeira, construídas em palafita.
Entretanto, as comunidades ribeirinhas convivem com o isolamento econômico e social, ficando à margem de uma série de políticas públicas e mecanismos de controle da qualidade de vida. A situação geográfica de muitas dessas comunidades é um dos principais fatores limitantes de acesso aos serviços básicos de saúde e educação.
Como criar mais de 5 perfis no Netflix?
O que é uma cláusula no contrato?
O que diz a igreja catolica sobre tatuagens?
Quais são os três sistemas de proteção radiológica?
Quanto custa um refrigerante na Suíça?
Como curar a rosácea causada por acne?
Como consultar saldo via telefone?
O que significa carreira típica?
Quem tem bacharelado pode fazer complementação pedagógica?
O que é mais rápido a luz ou o raio?
O que tranca rua gosta de fumar?
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz?
Qual a importância dos ascomicetos?
É permitido usar insulfilm G5?
Quanto tempo demora uma transferência do exterior para o Brasil?