Caracteres plesiomórficos (ou plesiomorfias): Seriam aqueles caracteres originados antes da origem do grupo em estudo. Assim, por exemplo, a coluna vertebral é uma plesimorfia de mamíferos, já que ela se originou muito antes da origem desses animais, estando presente, também, em todos os demais vertebrados.
A presença de vértebras é uma condição apomórfica em relação à ausência de vértebras (plesiomórfica). A presença de membros anteriores em serpentes é uma condição plesiomórfica que foi modificada à sua ausência ou à transformação em órgãos vestigiais.
Caracteres sinapomórficos (ou sinapomorfias) são caracteres homólogos derivados, herdados de um ancestral comum recente por dois ou mais táxons e que permitem reuni-los em grupos monofiléticos, que na maioria dos casos mostra um padrão ramificado.
Sinapomorfia, para a Biologia, são caracteres homólogos apomórficos compartilhados por dois ou mais táxons. É a situação que se observa quando dois táxons apresentam o mesmo caractere, e este representa uma forma derivada apomórfica frente a outra ancestral plesiomórfica.
Um caráter derivado significa “diferente da condição ancestral”, este estado diferenciado da condição recebe o nome de apomorfia. Um exemplo claro seria a condição da extremidade dos vertebrados terrestres.
26 curiosidades que você vai gostar
As características de uma espécie alteram-se ao longo do tempo através de uma sequência de mutações e da selecção. As características de uma fase anterior são chamadas «primitivas» e as de uma fase posterior «derivadas».
caracteres primitivos, ancestrais
É uma característica ancestral, primitiva que vários grupos possuem, deste modo não define nenhum um grupo. É uma característica ancestral (primitiva) herdada de ancestrais distantes no tempo.
As chamadas monocotiledôneas, isoladamente, formam um grupo monofilético, suportado por sinapomorfias (características evolutivas em comum) como: folhas com nervuras paralelas, embrião com um único cotilédone, raízes adventícias e caule com sistema vascular disperso no córtex.
tá·xon |cs|
[ Biologia ] Unidade de um sistema de classificação científica. Plural: táxones ou táxons. Plural: táxones.
[ Biologia ] Conjunto de características morfológicas ou funcionais semelhantes em espécies que não são geneticamente próximas, como resultado de uma evolução por adaptação ao ambiente.
Caracteres homoplásticos: São caracteres semelhantes, em organismos diferentes, mas que não derivam de um mesmo caráter da espécies ancestral comum imediata desses organismos.
Nós utilizamos características homólogas – características similares em organismos diferentes porque foram herdadas de um ancestral comum que também tinha essa característica. Um exemplo de característica homóloga é os quatro membros dos tetrápodes. Pássaros, morcegos, ratos e crocodilos todos têm quatro membros.
São considerados caracteres homólogos aqueles que tem a mesma origem ontogenética (embrionária), podendo ou não apresentar a mesma função. Por exemplo, são considerados homólogos o braço direito de um homem e o de um chimpanzé, bem como o braço direito de um homem e a perna anterior direita de um cavalo.
05 (UFRJ/2005) Um táxon é classificado como parafilético quando inclui alguns, mas não todos, descendentes de um ancestral comum. Um táxon polifilético contém membros com mais de um ancestral, e um táxon monofilético inclui todos os descendentes de um único ancestral comum.
Alguns caracteres diagnósticos (coloração do escudo, área nudiocular e paraprocto) podem apresentar pequenas variações e outros são constantes (coloração das pernas, cibário, forquilha, filamentos branquiais e casulo).
A filogenia é a história genealógica de uma espécie e de suas hipotéticas relações de ancestrais e descendentes. Baseia-se em estudos morfológicos, comportamentais e moleculares. A cladística ou filogenética é o ramo da sistemática que reconstrói a filogenia.
Atualmente as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, duas a mais do que as propostas inicialmente por Lineu. O Reino é a maior unidade de classificação biológica e agrupa filos de organismos com características semelhantes.
As categorias taxonômicas básicas, do grupo mais abrangente para o mais restrito, são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.
Os principais são: poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos ou nematelmintos, anelídeos, equinodermos, moluscos, artrópodes e cordados.
As estruturas reprodutivas das gimnospermas são os chamados estróbilos, que são folhas férteis onde estão presentes os microsporângios ou os megasporângios. Os estróbilos podem ser femininos ou masculinos e podem ocorrer em uma mesma planta ou em indivíduos diferentes.
O embrião desenvolve-se e os tegumentos do óvulo originam os envoltórios da semente. O ovário da flor, então, desenvolve-se em fruto. Caso a semente encontre um local adequado para a sua germinação, ela originará um novo indivíduo (esporófito).
A) Cotilédones
O(s) cotilédone(s), ao contrário do eixo embrionário, não têm capacidade de crescimento, e podem apresentar função(ões) de: reserva de nutrientes; síntese (fotossíntese) ou ainda como haustório.
Um exemplo é o caractere “quatro membros”, ancestral dos mamíferos, sendo que estes herdaram este caractere do seu ancestral comum (que pode ser um proto-mamífero ou um réptil similar a um mamífero).
A cladística é um método de classificação que reflete as relações filogenéticas entre os organismos, baseado na análise de caracteres. As classificações cladísticas são em geral traduzidas por cladogramas, que indicam os padrões de evolução.
A cladística ou sistemática filogenética é o sistema de classificação dos seres vivos de acordo com a evolução dos mesmos. Trata-se de um meio de organizar os seres de acordo com suas características evolutivas, com o objetivo de entender as relações entre os organismos.
Qual o IP do roteador Mercusys MW301R?
Como tirar a pele do filé de salmão?
O que são efeitos somáticos da radiação?
Como usar glicerina bidestilada no corpo?
Como saber as últimas atividades de uma pessoa no Facebook?
Quanto tempo antes de começar a estudar devo tomar a ritalina?
Quais são os produtos da classe 9?
Porque as pessoas não curtem minhas fotos no Facebook?
Como separar um período de um texto?
O que é metabolismo energético e quais suas principais fontes de energia?
Como descobrir quem fez um TED na minha conta?
O que representa a letra A na física?
Como podem ser classificados os carboidratos Brainly?
Como saber se o chip da Claro está cadastrado no meu CPF?
O que é o princípio da tempestividade?
Quais são os ventos dominantes?