O que pode tomar crédito de PIS e Cofins?

Pergunta de Eder Silva em 23-09-2022
(19 votos)


O que pode tomar crédito de PIS e Cofins?

São passíveis de apropriação de créditos as despesas e os custos incorridos no mês, pagos ou creditados a pessoas jurídicas domiciliadas no país, relativos à energia elétrica e energia térmica, inclusive sob a forma de vapor, consumidas nos estabelecimentos da pessoa jurídica.

Quando se tem crédito de PIS e Cofins?

3º, § 1º, I) estabelece que o direito ao crédito se efetiva com as aquisições do mês (de bens para revenda e de bens a serem utilizados como insumos). Cada empresa que estabelece o momento de registro da aquisição de bens com direito a crédito – se quando da emissão do documento fiscal ou se quando da entrada.

Quais despesas dão direito a crédito de PIS e Cofins?

Descrição:Valor R$
1. bens adquiridos para revenda500.000,00
2. bens e serviços utilizados325.000,00
3. aluguéis de prédios, máquinas e equipamentos59.000,00
4. energia elétrica180.500,00


Como recuperar créditos de PIS e Cofins?

Para recuperar os valores de tributos é necessária uma ação judicial chamada “Ação de indébito” na Justiça Federal, competente para julgar causas tributárias federais. O contribuinte deverá apresentar os documentos fiscais que fundamentam as vendas, e assim o recolhimento de ICMS.

Quais as despesas dão direito a créditos de PIS e Cofins para uma empresa optante pelo Lucro Real?

São admissíveis os créditos relativos aos gastos de vale-transporte, vale-refeição ou vale-alimentação, fardamento ou uniforme fornecidos aos empregados por pessoa jurídica que explore as atividades de prestação de serviços de limpeza, conservação e manutenção (inciso X do art. 3º da Lei 10.833/2003).

Quais os gastos que geram crédito de PIS e Cofins nas empresas sujeitas ao regime não cumulativo?

Geram direito a créditos da Cofins apurada em regime não-cumulativo os dispêndios com combustíveis e lubrificantes utilizados ou consumidos na prestação de serviços. O frete de compra de insumos da prestação de serviços enseja apuração de créditos de Cofins, quando por conta do próprio prestador.



Quais as despesas dão direito a créditos de PIS e COFINS para uma empresa optante pelo Lucro Real?

São admissíveis os créditos relativos aos gastos de vale-transporte, vale-refeição ou vale-alimentação, fardamento ou uniforme fornecidos aos empregados por pessoa jurídica que explore as atividades de prestação de serviços de limpeza, conservação e manutenção (inciso X do art. 3º da Lei 10.833/2003).

Pode se creditar de PIS e COFINS de empresa do Simples?

aos créditos do PIS e COFINS. ... Isso significa que as pessoas jurídicas optantes pelo Lucro Real, e sujeitas ao regime não-cumulativo de PIS e COFINS, têm direito ao crédito das compras de empresas do Simples Nacional desde 01.07.2007, retroativamente.

O que dá direito a crédito da Cofins?

As despesas com combustíveis somente geram créditos da Cofins se forem consumidos em máquinas e equipamentos utilizados diretamente na prestação de serviços ou no processo de fabricação de bens e produtos destinados à venda.



Pode aproveitar crédito PIS Cofins energia elétrica?

3º, III, da Lei nº 10.833/2003, do valor apurado das contribuições é possível aproveitar créditos em relação a “energia elétrica e energia térmica, inclusive sob a forma de vapor, consumidas nos estabelecimentos da pessoa jurídica”. ... Mas como vimos, a legislação de PIS e Cofins não faz essa restrição.

Quais são os créditos admitidos no PIS e COFINS?

Creditos Admitidos no Pis e Cofins. Agora vamos conhecer quais são os créditos admitidos no regime Não Cumulativo do Pis e Cofins, lembrando que as alíquotas são de 1,65% para o PIS e 7,6% para a COFINS.

Qual a diferença entre PIS e COFINS?

Assim, independente do quanto o fornecedor calcula de PIS e Cofins no seu fornecimento, a empresa adquirente enquadrada no regime não cumulativo de apuração dessas contribuições pode se apropriar de crédito das mesmas tendo como base as alíquotas de 1,65% (PIS) e 7,6% (Cofins) .

Como ocorre a não incidência de PIS e COFINS?

Não Incidência (A não incidência ocorre quando naquela operação especifica não incide Pis e Cofins) Suspensão (Na Suspenção o produto é tributado de Pis/Cofins, porém ao vender o produto em uma situação especifica, ele é suspenso de Pis e Cofins, temos como exemplo a exportação).

Qual a alíquota do crédito para a COFINS?

Porém neste caso, o crédito se dará apenas pelas alíquotas de 0,65% para o PIS e 3% para a COFINS e deverá ser dividido em 12 parcelas de igual valor para a apropriação total.



Outras questões

Como pedir ressarcimento do DAE?

Como hidratar as unhas receita caseira?

Quem trabalha 240 horas mensais trabalha quantas horas por dia?

Como fazer para pedir um relógio de luz?

Como saber minha senha da Epic Games?

Como solicitar nova instalação de energia elétrica?

Como hidratar o nariz no frio?

Como cancelar plano de saúde Unimed Nova Iguaçu?

Quanto tempo para limpar a caixa d'água?

Como pedir reembolso do Iamspe?

Como hidratar pelo de cachorro Yorkshire?

Como armazenar a argila verde?

Como se especializar em compliance?

O que um recem formado em psicologia deve fazer?

Como se tornar um vendedor de planos de saúde?

Onde fica o histórico de um notebook?

Qual faculdade devo fazer para trabalhar com Recursos Humanos?

O que é lacraia do mar?

Qual é o salário de um ornitólogo?

Como puxar o licenciamento pela internet?

Política de privacidade Termos e condições Sobre nós Contato
Copyright 2025 - bix.pt

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação e analisar o tráfego. Ao continuar a utilizar o site, concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar