Os artistas do renascimento se preocupavam em apresentar o homem como centro do Universo (antropocentrismo) e a relação que ele estabelecia com a natureza. Valorizavam a harmonia e o equilíbrio, elementos considerados importantes durante a antiguidade clássica.
As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.
O homem é a medida de todas as coisas
Talvez a mais marcante característica do Renascimento tenha sido a valorização do ser humano. O humanismo (ou antropocentrismo, como é chamado com frequência) colocou a pessoa humana no centro das reflexões. Não se trata de opor o homem a Deus e medir forças.
Os estudiosos e artistas do Renascimento foram financiados por ricos banqueiros e comerciantes conhecidos como mecenas, estes financiavam e divulgavam o trabalho dos artistas em troca de reconhecimento social.
Valorização da Antiguidade Clássica: os artistas do renascimento buscavam inspiração nos valores estéticos do período clássico greco-romano. Eles consideravam que as obras criadas durante a Roma Antiga tinham valores superiores aos criados na época Medieval.
33 curiosidades que você vai gostar
Os homens que viviam sob a Renascença criticavam a cultura medieval, excessivamente teocêntrica, e defendiam uma nova ordem de valores.
O Renascimento Cultural foi um movimento que se iniciou na Península Itálica no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI. Esta fase coincide com a prosperidade das cidades da Península Itálica, especialmente Florença, onde a riqueza permitiu investimentos na produção de obras de arte.
Os renascentistas acreditavam que no Mundo Clássico havia existido uma cultura livre da religiosidade medieval. Também acreditavam que a antiguidade havia representado o auge da história da civilização ocidental. Por isso, centenas de livros latinos e gregos passaram a ser lidos vorazmente pelos adeptos do movimento.
Cultura greco-romana: origem, características, influência
A cultura greco-romana ou antiguidade greco-romana refere-se à mistura de conhecimentos, ideias, tradições e costumes que foram formados a partir da fusão dos povos grego e romano. Não era simplesmente uma cópia simples dos modelos grego e helenístico.
A investigação humana seria privilegiada, o homem racionalizaria através dos seus pensamentos a investigação dos diversos fenômenos naturais, sociais, culturais e míticos. Por meio do Humanismo, o homem passou a ser visto como imagem e semelhança do seu criador Deus, tornando-se a medida de todas as coisas.
Originado na Itália durante o século XV, esse movimento ficou conhecido por criar rupturas na forte influência da igreja católica e da lógica religiosa na Idade Média. Assim, as crenças de que o Deus deveria ser o centro do universo transformaram-se na aceitação de que o ser humano é o foco de interesse de todos.
Os Mecenas
Assim, pessoas ricas e poderosas interessadas em financiar projetos artísticos e literários na época, ficaram conhecidos como Mecenas.
No Renascimento Cultural, os mecenas eram os patrocinadores das artes e financiadores dos artistas plásticos. O mecenato é o ato de patrocinar e investir em arte e cultura é conhecido como mecenato.
A burguesia tinha dinheiro, mas não poder, nem prestígio. Desta forma, rei e burguesia apoiaram e financiaram expedições para a África, Ásia e a América, e assim alcançar seus objetivos. Portugal foi o pioneiro na realização de grandes viagens marítimas.
A importância do Renascimento se deu principalmente pelo fato de ter sido apresentado como uma ruptura com o mundo medieval que estava agonizando na Europa, pautando suas características na cultura greco-romana da Antiguidade Clássica.
(V) No Renascimento existe a Valorização do Homem. renascentista acredita que a verdade era encontrada por meio da fé e dos dogmas. (V) Na mentalidade renascentista o corpo do homem é visto como belo e maravilhoso. (F) Os renascentistas desprezavam a natureza porque era fonte de pecado e da perdição.
Inspirado pelo humanismo, o renascimento deu à razão humana maior importância do que à revelação divina. Também retomou valores greco-romanos como o racionalismo, o naturalismo e o individualismo.
No século XIII ocorreu uma alteração na intuição e sensibilidade artística, fruto de uma revalorização cultural da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). Nesse período, valorizou-se o racionalismo (capacidade de reflexão do ser humano), o espírito crítico e o naturalismo (valorização da natureza).
As características do renascimento apontam que o movimento tinha caráter filosófico, artístico e literário simultaneamente. A valorização do humanismo, da razão, do antropocentrismo e do conhecimento científico são marcas do movimento. É também o berço de pensadores como John Locke e René Descartes.
O Renascimento foi o primeiro grande movimento artístico, científico, literário e filosófico da modernidade. O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna.
Os deuses gregos foram as principais divindades assimiladas pelos romanos. A diferença era que os romanos davam nomes latinos a esses deuses. Por exemplo, o pai de quase todos os deuses era Zeus para os gregos, mas, para os romanos, tratava-se de Júpiter.
O fundamento de educação grega antiga era um sistema eficaz de educação formal, mas, em contrapartida, os romanos não tinham um sistema desse tipo até o século III a.C.. No século II a.C., as escolas começaram a surgir em Roma. Elas eram muito pequenas e se resumiam geralmente apenas ao espaço de um quarto.
A cultura grega, considerada uma das principais influências da cultura ocidental, abrange a educação, a religião, o esporte (por exemplo, os Jogos Olímpicos), a ciência e as artes. Explique que os gregos imprimiram em sua arte valores humanos e religiosos, buscando a ordem, a harmonia e o equilíbrio.
Vamos conferir? ( F ) Os renascentistas acreditavam que a verdade era encontrada por meio da fé e dos dogmas. ( V) Na mentalidade renascentista o corpo do homem é visto como belo e maravilhoso. ( V ) Surgimento da burguesia é uma das características do Humanismo.
Mesmo afirmando que a Idade Média foi um período de trevas, os pensadores e artistas do renascimento conservaram muito do pensamento religioso cristão. A maioria dos renascentistas eram servos fiéis da Igreja e inseriam a temática religiosa em suas concepções.
Tem como Gravar uma chamada de vídeo do WhatsApp?
Como é que se escreve a palavra atenciosa?
Como preparar um disco de boot?
Como gravar streaming ao vivo com VLC?
Como se referir aos tribunais de justiça?
Quem registra o nome do filho?
Como passar o Ulaunchelf para o DVD?
Como se referir a um ministro do STF?
Como escrever o nome na aliança?
Como se registrar a propriedade industrial?
O que pode substituir a palavra falsa?