Nesse contexto, ainda encontra-se a presença do modelo taylorista-fordista, oriundo do processo industrial das fábricas e caracterizado pela racionalização, planejamento, formalização, mecanização, divisão do trabalho, produção de massa, centralização, dentre outras, tendo-se inúmeras influências na gestão educacional ...
Enquanto no taylorismo o trabalhador era adequado à máquina, tendo sua produção cronometrada e programada para agir de modo repetitivo, o fordismo fez o contrário, adaptando as máquinas ao trabalhador, com a inovação da esteira rolante, do trabalho especializado.
Para se enquadrar no perfil ideal dos modelos taylorista e fordista, o operário deve se especializar em uma parte da linha de produção, não sendo necessária a compreensão de todo o processo produtivo. Deve intensificar sua capacidade de produção e realizar as atividades em tempos reduzidos.
O fordismo surgiu com o objetivo de sistematizar a produção em massa. Criado em janeiro de 1914, pelo norte-americano Henry Ford, o sistema foi um marco no mercado automobilístico da época, pois reduziu o tempo de produção e o custo dos veículos.
Uma das marcas do Fordismo foi o aperfeiçoamento da Linha de Montagem. Com isto, os automóveis eram construídos em esteiras rolantes que funcionavam enquanto os operários ficavam, praticamente, parados nas “estações”, quando realizavam pequenas etapas da produção.
O Taylorismo é uma teoria criada pelo engenheiro Americano Frederick W. Taylor (1856-1915), que a desenvolveu a partir da observação dos trabalhadores nas indústrias. O engenheiro constatou que os trabalhadores deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada; ou seja, cada trabalhador desenvolveria uma atividade específica no ...
Os países subdesenvolvidos não se adequaram ao fordismo no sistema produtivo, pois a sua população não teve acesso ao consumo dos produtos gerados pela indústria de produção em massa. A essência do fordismo é baseada na produção em massa, mas para isso é preciso que haja consumo em massa.
Veja algumas principais características do Fordismo: Aumentou a produção em massa – em grande escala; Acrescentou a esteira rolante para acelerar a produção, conhecida também como linha de montagem; Criou um ritmo de trabalho mais dinâmico e estável;
Engenheiro mecânico por formação, Taylor trabalhou como operário e engenheiro em algumas empresas e fábricas nos Estados Unidos, onde passou a observar o sistema produtivo e a administração industrial. Taylor constatou que a forma como o trabalho era organizado não gerava lucro, portanto, era ineficiente.
Qual é a diferença entre SPC e SCPC?
Como usamos a sequência lógica de dados Excel?
Qual a diferença entre o MEI é o Simples Nacional?
Como funciona o plano controle da Oi?
Como funciona aparelho inibidor de latidos?
É seguro comprar no ShopFácil?
É possível assistir Sky pela internet?
Qual o melhor horário para tomar Pyr Pam?
Como ocorre o processo de respiração celular Brainly?
Porque o nosso corpo produz suor?
Onde ocorre a divisão binária?
Que tipo de respiração Os artrópodes podem apresentar?