Os efeitos cardiovasculares variam de acordo com o tempo da evolução da intoxicação. Inicialmente, prevalecem os efeitos da estimulação dos receptores nicotínicos, levando a taquicardia e hipertensão arterial.
A toxicidade dos carbamatos e organofosforados é decorrente da inibição da acetilcolinesterase impedindo a hidrólise da acetilcolina, o que resulta em acúmulo desse neurotransmissor nas fendas sinápticas e maior ativação dos receptores nicotínicos e muscarínicos.
Indivíduos intoxicados tendem a apresentar constrição das pupilas, falta de ar, hipotermia, lacrimejamento, salivação, além de micção e defecação intensas. Os músculos da face se contraem, há manifestação de tremores, fraqueza e, depois, paralisia.
O mecanismo de ação dos organofosforados se dá principalmente pela inibição enzimática. Os principais alvos de sua atuação tóxica entre as enzimas esterases são a acetilcolinesterase (AChE), nas sinapses químicas e nas membranas dos eritrócitos, e a butirilcolinesterase (BChE) no plasma.
Os sintomas típicos de intoxicação por 'chumbinho' são as manifestações de síndrome colinérgica e ocorrem em geral em menos de 1 h após a ingestão, incluindo náuseas, vômito, sudorese, sialorréia (salivação excessiva), borramento visual, miose (contração da pupila), hipersecreção brônquica, dor abdominal, diarréia, ...
Diminuir a exposição ao agente tóxico: No caso de ingestão, a melhor forma consiste em fazer lavagem gástrica no hospital, no entanto, enquanto se espera pela ajuda médica pode-se beber 100 g de carvão vegetal ativado em pó diluído num copo de água, para adultos, ou 25 g desse carvão, para crianças.
Eles inibem o plasma e colinesterase eritrocitária, prevenindo a quebra da acetilcolina, que por sua vez, se acumula nas sinapses. Os carbamatos são eliminados espontaneamente em 48 h após a exposição. Os organofosfarados, no entanto, ligam-se à colinesterase de forma irreversível.
“Ele não tem antídoto nenhum. Em caso de contaminação, o mais certo é pedir que Deus abençoe. Ele é um veneno que pode levar a morte a qualquer ser vivo, inclusivo o homem”, alertou o médico.
O chumbinho é um veneno ilegal que tem a aparência de um pequeno granulado de cor cinza escura que pode acabar causando vários casos de intoxicação, o que pode levar a morte. Confira como a substância age no organismo, quais os sintomas e o que fazer em caso de suspeita de intoxicação
Como o chumbo atravessa a barreira placentária, pode causar danos fetais e, por isso, existem fortes evidências de que esse metal afeta não somente a viabilidade do feto, mas também seu desenvolvimento. Assim, o chumbo parece aumentar o risco de nascimento prematuro e parece reduzir o peso e altura ao nascer.
Assim, os autores não puderam confirmar a existência de uma associação entre o chumbo e a doença no osso. O sistema nervoso, a medula óssea e os rins são sítios críticos na exposição ao chumbo, enquanto que os distúrbios na função do sistema nervoso e os desvios na síntese da heme são considerados como efeitos tóxicos críticos (9).
Os resultados da exposição ao chumbo sobre os ossos, os sistemas nervoso central e cardiovascular, os rins e o fígado devem ser estudados com maior profundidade, bem como os efeitos sobre a reprodução masculina e feminina, o sistema endócrino e a formação do feto.
Como é representado um fato contábil?
Quantas vezes molhar pata-de-elefante?
O que fazer para diminuir o fluxo menstrual caseiro?
Quem toma furosemida pode beber cerveja?
Qual artigo da LDB fala sobre reprovação?
Como conseguir moedas na Shopee?
Quanto dias depois de fazer biópsia pode ter relação?
Quais são os princípios processuais penais?
Qual o consumo do Gol 1.0 2014?
Quais são as grandezas vetoriais?
Quais são as espécies de controle concentrado de constitucionalidade?
Quanto um italiano precisa investir nos EUA?
Quais as principais desigualdades no Brasil?
Quais são as principais cores da pintura rupestre?
O que é filtro ativo passa baixa?
O que é aplicabilidade no direito?