A colônia de povoamento vigorou na América do Norte, Austrália, Nova Zelândia e muitos outros países. Os ingleses utilizaram esse sistema na colonização dos Estados Unidos, onde vigoraram as 13 Colônias Britânicas, e no Canadá.
Os termos colônias de exploração e colônias de povoamento referem-se aos respectivos modelos coloniais implantadas por potências europeias em seus processos de dominação política, econômica, cultural e militar das Américas no decorrer dos séculos XVI e XVII.
A primeira forma de ocupação do território brasileiro foi por meio das capitanias hereditárias, sistema instituído no Brasil, em 1536, pelo rei de Portugal, Dom João III. Foram criadas 14 capitanias, divididas em 15 lotes e distribuídas a 12 donatários, que eram representantes da nobreza portuguesa.
Essa forma de colonização é caracterizada pela extração dos bens e recursos naturais disponíveis na colônia em benefício da metrópole. Esses territórios eram utilizados como fonte de riqueza para as nações europeias. A colônia de exploração não era vista pela metrópole como um território passível de ser povoado.
3. Colônias de povoamento (Ackerbaukolonien) – São aquelas inicialmente pouco povoadas, com clima semelhante ao país de origem dos imigrantes.
Colonização é o processo pelo qual os seres humanos ocuparam novos territórios pelo mundo. Uma colonização pode ter como objetivo a habitação ou a exploração de recursos. ... As colonizações a partir desse período se caracterizam, em geral, pelo uso da violência e dominação dos povos nativos.
Essa forma de colonização é caracterizada pela extração dos bens e recursos naturais disponíveis na colônia em benefício da metrópole. Esses territórios eram utilizados como fonte de riqueza para as nações europeias. A colônia de exploração não era vista pela metrópole como um território passível de ser povoado.
Colônia de Povoamento. A colônia de povoamento é um dos dois tipos de colonização, ao lado da colônia de exploração. Esse sistema vigorou na história da conquista da América e em outras partes do mundo, por exemplo, na Nova Zelândia, Austrália, China, etc..
As colônias de povoamento tinham grande autonomia e liberdade comercial. Quase não havia monopólio comercial, e como havia ampla liberdade econômica, costuma-se dizer que essas colônias nunca foram colônias de verdade. As colônias de povoamento gozavam de considerável autonomia política.
Diferente da colônia de povoamento, as colônias de exploração beneficiavam somente a metrópole, por meio do lucro obtido na exploração dos recursos da região conquistada. Nesse sistema, o mercado interno ficava muito enfraquecido, uma vez que os lucros eram enviados para a metrópole com o intuito de suprir as necessidades do mercado europeu.
Tal fato acarretou no desaparecimento, miscigenação, bem como no surgimento de várias culturas. A colonização e o povoamento dessas colônias geraram muitos lucros para os colonizadores que aproveitavam para fazer a expansão dos territórios para seus colonos.
Quais são os efeitos dos atos administrativos?
Quanto tem de dinheiro esquecido no Banco Central?
Onde pagar taxa do visto americano?
Como se escreve 1 bilhão em números?
Quem deve ficar com os documentos do falecido?
Que tipo de adubo colocar na pata de elefante?
Qual o objetivo do ensaio Pressiométrico?
Quais são os sintomas do delírio?
Qual o inseto mais sujo do mundo?
Como faço para saber quantas parcelas de empréstimo devo ao Banco do Brasil?
Quando a gastrite pode virar câncer?
Como acessar inquérito policial?
Como colocar legenda em português no Hulu?
É possível cancelar uma compra de imóvel?
O que diz o artigo 55 do Código Penal?
Quando é necessário fazer uma curetagem?