Várias causas. Alimentação ácida, falta de alguma vitamina, higienização incorreta, inflamação por bactérias, etc. Melhor a fazer é procurar um cirurgião bucomaxilofacial ou um estomatologista.
A língua pilosa não é um problema grave. Ela acontece quando existe um acúmulo de ceratina, fungos ou bactérias nas papilas gustativas, que ficam mais alongadas, dando uma aparência de pelos na língua. Esse tipo de alteração pode estar associado ao escurecimento das papilas, também conhecido como língua pilosa negra.
O tratamento para a síndrome da boca ardente é feita de acordo com a causa, podendo ser recomendada ajuste na prótese dentária, terapia, no caso da SBA causada por transtornos psicológicos, ou tratamento com medicamentos no caso da SBA causada por refluxo e infecções.
A irritação da língua é quase tão frequente como as aftas e acontece principalmente após escovar a língua com muita força ou após utilizar substâncias irritantes para a boca, como enxaguantes bucais com álcool, por exemplo.
Para tratar a língua queimada existem alguns truques caseiros que ajudam no alívio dos sintomas:
6 principais doenças da língua e como tratar
É bastante comum a sensação de boca seca quando sentimos sede. Mas a falta de lubrificação bucal, que também é conhecida como xerostomia ou hipossalivação, pode ocorrer por diversas razões, entre elas destacam-se o uso de alguns medicamentos, estresse ou sintomas de doenças como diabetes.
Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biopsias das lesões da boca e dos ossos maxilares.
A Síndrome da Boca Ardente (SBA) é caracterizada por dor na cavidade oral, com ou sem sinais inflamatórios, mas sem lesões específicas. Acomete geralmente mulheres na faixa etária entre 40 a 60 anos.
Algumas vezes, a glossodinia pode ser sinal de distúrbio emocional ou mental. Tranquilizantes em doses baixas podem ser úteis. Independentemente da causa, esse problema normalmente desaparece com o tempo. A maioria dos pacientes melhoram com psicoterapia e/ou antidepressivos.
Pode surgir uma coloração esbranquiçada ou escura na língua, assim como uma textura pilosa, irritação, feridas ou rachaduras. Neste caso, é essencial que um especialista nos indique qual é a melhor forma de tratar a língua localmente, mas que também recomende algo para baixar os níveis de estresse.
Escove ou raspe a língua fazendo um movimento que começa na parte de trás e termina na frente . Realize-o repetidamente. Muitos dentistas recomendam que a higiene da língua deve ser a primeira coisa a ser feita ao acordar, antes até de comer ou beber. Faça isso ao menos duas vezes por dia junto à escovação dos dentes. [7]
Escolha um limpador de língua. São várias as ferramentas de limpeza disponíveis para a língua. Apesar de serem recentes, as escovas de língua são bem comuns. Os objetos para limpeza do órgão são todos que possuem bordas suaves e que possam ser esfregados nele.
Tome um remédio para dor. Quando a dor na língua é muito forte, há a opção conhecida de tomar analgésicos que não precisam de receita, como o paracetamol ou o ibuprofeno. Eles aliviarão a dor e ajudarão a diminuir qualquer tipo de inchaço no local. Evite usar cremes ou pomadas para queimaduras.
Como instalar o Windows em outro SSD?
Quais são as cinco etapas do processo administrativo tributário?
Como se inscrever na carteira popular?
Como se inicia a introdução de um trabalho?
Quais os documentos para inscrição na OAB?
Como ocorre a anemia por deficiência de G6PD?
O que é preciso para instalar uma torneira?
Como ensinar a tabuada da multiplicação?
Como podemos identificar o gênero textual depoimento?
O que preciso para iniciar Yoga?
Como se joga o jogo o pequeno fazendeiro?
Quando começou a alfabetização no Brasil?
O que pode provocar uma convulsão?
Como se conta os pontos de uma partida de tênis de mesa?
Como funciona o respiro do fogão a lenha?