Como evitar os pelos encravados?Faça esfoliação regularmente.Evite exposição direta ao sol.Banho com água quente antes do procedimento.Evite o uso de lâminas e cremes depilatórios.
Como se livrar dos pelos encravados?Evite depilar a área com pelos encravados até que tenham melhorado.Umedeça a área com água morna ou aplique uma toalha quente por alguns minutos.Experimente esfoliar para remover qualquer pele morta solta, que pode impedir o crescimento dos pelos na superfície da pele.
O pelo encrava quando não encontra a saída do folículo piloso ou não consegue romper a camada de queratina que se forma sobre a epiderme. Como o processo de crescimento não cessa, a ponta da haste se curva e penetra novamente no folículo piloso ou continua crescendo debaixo da pele.
Quando surgem com mais frequência e em grande quantidade, os pelos encravados são indicadores de uma doença de pele que além de ser um inconveniente estético, pode representar riscos para a saúde, a foliculite. A foliculite caracteriza-se pela inflamação de um ou mais folículos pilosos (os pelos).
Compressas quentes são úteis e calmantes. Remédios para dor que não precisam de receita também podem ser bastante úteis. Tente Advil para dor e creme de hidrocortisona para inchaço e vermelhidão. E se um cisto se formar em cima dos pelos encravados, tente passar peróxido de benzoíla.
16 curiosidades que você vai gostar
Um excelente remédio caseiro para pêlos encravados é fazer uma esfoliação no local com movimentos circulares. Esta esfoliação irá remover a camada mais superficial da pele, ajudando a desencravar o pêlo.
Não é recomendado. A Drª Christiane explica que apertar, espremer ou até mesmo tentar tirar com a pinça pode piorar o caso e gerar uma inflamação.
Com uma agulha e uma pinça esterilizadas com água fervente, você pode tentar puxar o pelo para fora, acabando com o problema. Antes de começar, passe um algodão na região afetada com álcool para evitar contaminações. Delicadamente, puxe o fio com a agulha ou com a pinça.
A foliculite é um processo inflamatório do folículo piloso (estrutura da pele responsável por produzir o pelo), que pode ter diferentes causas. Já o pelo encravado pode estar associado a ela ou apresentar causas próprias. Embora sejam inflamações comuns, ambas ainda rendem muitas dúvidas.
Como tratar pelos encravados
O tratamento dos pelos encravados pode ser feito por um médico dermatologista, que fará sua extração. Em caso de inflamação, pode ser necessário ingerir antibióticos por via oral ou cutânea. Técnicas como depilação a laser também eliminam, de maneira definitiva, os pelos.
- Foliculite: a região genital é rica em pêlos, que quando se inflamam provocam a foliculite. O que se vê é uma pequena lesão avermelhada e dolorosa na base do pêlo, podendo ser única ou múltipla. Pode ocorrer resolução espontânea ou pedir uso de antibióticos tópicos e/ou sistêmico.
Massageie um pouco de sabão e água quente sobre o local. Umedeça a região em volta do pelo com água quente; passe sabão nos dedos e massageie cuidadosamente o pelo encravado por 10 a 15 segundos. Termine enxaguando-o com água quente para retirar o sabão.
Vejamos as principais pomadas usadas no tratamento do pelo encravado .
...
2 - Pomadas, cremes e loções antibióticosPomadas de mupirocina, neomicina ou bacitracina.Loção ou gel de clindamicina;Creme de ácido fusídico (Fusidine®, Verutex®).
Pressione a lâmina levemente para baixo, puxe a pele e faça movimentos curtos e firmes na direção do crescimento do pelo. Enxágue a lâmina após cada passada para manter a lâmina limpa. Para uma depilação mais próxima, reaplique o gel de depilação e depile cuidadosamente contra a direção do crescimento do pelo.
Em relação ao hábito de depilar a região, os especialistas dividem a mesma opinião: não há necessidade, apenas aparar os pelos é suficiente. “A depilação dos pelos pubianos aumenta a chance de inflamação cutânea, podendo causar foliculite – inflamação dos folículos capilares” explica Arap.
Causas mais comuns de foliculiteLesão ao se barbear.Atrito provocado por roupas muito apertadas.Transpiração excessiva.Condições inflamatórias da pele, como dermatite e acne.Lesões gerais da pele, como escoriações ou feridas cirúrgicas.Curativos de plástico ou fita adesiva aplicados sobre a pele.
Bactroban® pomada é um medicamento indicado para o tratamento tópico de infecções de pele (como impetigo, foliculite e furunculose) causadas por microrganismos sensíveis à mupirocina.
Produtos com ativos como ureia, ácido salicílico, peróxido de benzoíla, ácido retinoico e ácido glicólico aceleram ainda mais o combate aos pelos encravados. Depois de fazer a assepsia e a esfoliação da pele antes da depilação, passe uma camada de loção adstringente e, quando secar, outra de talco.
1- Qual a diferença entre pelo encravado, espinha e furúnculo? Segundo a dermatologista Fabia Schalch, o pelo encravado surge de forma mais superficial e menos dolorosa, bem ao redor do pelo. “O furúnculo é mais profundo e doloroso, como um abscesso”, conta.
Algumas opções de tratamento para pelo encravado são:Lavar a pele com água morna. ... Usar pomada, creme ou gel. ... Esfoliar a pele. ... Usar hidratante corporal. ... Fazer depilação a laser. ... Tomar remédio. ... Possíveis complicações.
Nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea.
O tratamento caseiro para pelo encravado inflamado consiste na aplicação de compressas de água quente no local, todos os dias, durante 10 a 15 minutos. Essa medida ajuda a tratar a inflamação mais rápido, pois estimula a circulação sanguínea e, na presença de pus, ajuda a drená-lo.
Você geralmente sentirá pressão na área, semelhante a uma espinha, diz Dweck. Se você se depila e, nas primeiras 12 ou 24 horas, surge, inchaços por toda a área, diz Dweck, esses são provavelmente pêlos encravados.
Qualquer um de nós pode apresentar episódios de foliculite em algum momento da vida. Entretanto, pessoas negras, asiáticas, obesas ou com baixa imunidade estão mais sujeitas a desenvolver a doença.
Complicações da foliculiteManchas escuras;Cicatrizes;Perda permanente de pelo/cabelo (devido à destruição dos folículos pilosos);Foliculites recorrentes;Abcessos;Dermohipodermite bacteriana aguda (infeção da pele).
Como funciona a negativação do nome?
Qual a diferença de monografia e TCC?
Como fazer a liberação do gás do ar condicionado?
Como passar um Arquivo de PowerPoint para PDF?
Como funciona Minizinha Chip 2?
Como fazer a sangria do freio do kart?
Como é que se abre um livro no Minecraft?
Quanto tempo leva para Pré-aquecer um forno?
Como colocar Lumine na TV Smart?
Quando surgiu os Parâmetros Curriculares Nacionais?
Quem inventou os aparelhos eletrônicos?
Como instalar ExpressVPN no Ubuntu?
Qual é a unidade de medida do tempo?