Mas, em termos gerais, acrescenta o geriatra, qualidade de vida na velhice está associada a vida ativa: a busca por hábitos saudáveis como atividade física, alimentação saudável; e a manter a mente estimulada com novas atividades. Outro fator associado à qualidade de vida na terceira idade são as relações sociais.
Especialistas consultados pela Agência Brasil, no entanto, garantem: é possível envelhecer com qualidade de vida.
Ter uma alimentação balanceada é uma das melhores formas de preservar a saúde na terceira idade. A dieta dos idosos deve incluir mais cálcio e proteínas, e menos açúcares, gorduras, sódio e alimentos industrializados. Frutas e verduras são sempre bem-vindas no prato!
Um envelhecimento saudável e com qualidade de vida deve considerar a capacidade funcional, autonomia, integração social, autossatisfação e, fundamentalmente, a prevenção, o cuidado e a atenção integral à saúde. Envelhecer com saúde deve ser um planejamento feito durante todas as fases da vida.
Fatores que influenciam na qualidade de vida dos idosos
O QUE PODEMOS FAZER PARA MELHORAR A VIDA DOS IDOSOS?
Outro desafio do país é aumentar a oferta de políticas públicas que garantam que a população idosa envelheça de forma ativa. “Não adianta um corpo vivo. É preciso que a mente e as relações das pessoas idosas estejam em atividade”, afirma. Uma das questões mais relevantes para ele é a política de acolhimento.
O maior desafio brasileiro na atenção ao envelhecimento populacional reside na implementação das políticas públicas, que padecem de graves problemas estruturais e resultam na crescente judicialização da saúde e da assistência social.
O ENVELHECIMENTO ATIVO E A QUALIDADE DE VIDA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Dissertação académica orientada pela Professora Doutora Margarida Abreu e co-orientada pela Professora Doutora Ana Paula Cantante Marta Sofia Adães Azevedo Porto I 2015 II III Aos meus pais por me terem dado a oportunidade de evoluir no meu
É possível combater o envelhecimento com exercícios fisicos? Enquanto muita gente na faixa de 80 e 90 anos pode estar começando a desacelerar, Irene Obera, de 85 anos, faz o oposto.
Face a esta evidência é pertinente a abordagem da qualidade de vida nas pessoas idosas. Perante a realidade apresentada e a nossa experiência profissional, emergiu o seguinte problema: Qual o conhecimento produzido acerca da contribuição da visão do envelhecimento ativo na qualidade de vida da pessoa idosa?
Para futuros trabalhos sobre a problemática em estudo, recomendamos a pesquisa em bases de dados portuguesas e a realização de estudos primários por enfermeiros, para explorar os contributos destes na visão do envelhecimento ativo.
Como saber a minha cartela de cores?
Como é calculado o valor da causa?
Como saber qual a potência de sua fonte?
Como saber a tensão do violão?
Como fazer o cachorro se acostumar a ficar no quintal?
Como saber a resolução máxima da placa de vídeo?
Como manter o foco para realizar um objetivo a longo prazo?
Como o Nasf integra o atendimento em equipes especializadas de saúde mental?
Como colocar média móvel no volume?
Como ver o CSS de uma página web?
O que fazer para ter uma boa saúde física?
O que precisa para manter o fogo aceso?
Como manter o foco nos estudos online?