Oração subordinada substantiva predicativa É aquela que exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal. Exemplos: Meu medo é que você não volte.
Os predicativos assumem papel de núcleo do predicado, portanto ao aparecerem, o predicado pode ser classificado como NOMINAL (quando o predicativo do sujeito assume papel de único núcleo) ou como VERBO-NOMINAL (quando se tem dois núcleos, um constituído pelo verbo da oração e o outro pelo predicativo).
O predicativo do sujeito sempre estará no predicado. Perceba, nos exemplos acima, que tanto inteligente quanto distraída estão no predicado. Portanto, se o termo que caracteriza o sujeito não estiver no predicado, ele não será predicativo do sujeito. Use os verbos ser ou estar para se certificar de que o termo de fato é um predicativo do sujeito.
A oração subordinada substantiva predicativa exerce papel de predicativo do sujeito do verbo da oração principal e vem sempre depois do verbo ser. Por Exemplo: Nosso desejo era sua desistência. Predicativo do Sujeito. Nosso desejo era que ele desistisse. (Nosso desejo era isso .)
1 – (Itame) Marque a alternativa em que o adjetivo desempenha função de predicativo do sujeito. a) Os diretores receberam o ministro e o secretário ingleses. b) Novos professores teremos ano que vem. c) Ansiosos, o avô e a avó ligaram para os netos. d) Entregou-me o veículo avariado.
Como fazer para não dar desconto?
Como resolver juros abusivos do cartão de crédito?
Como saber se vou pagar despacho postal?
Como ler a personalidade de uma pessoa?
Quando o advogado fica isento da anuidade?
Como eliminar o excesso de pele da barriga?
Quanto paga de Imposto na venda de um imóvel?
Porque o frete do Wish é tão caro?
Como desativar os programas que iniciam junto com o Windows 7?
Como ler a matriz de confusão?
Como não calcular ignorar a fórmula se a célula estiver em branco no Excel?
Como não pagar multa de fidelidade net?
Como tirar os espaços entre as palavras no PowerPoint?
Como se dá o aprendizado da língua portuguesa pelos surdos?