Versos livres, também chamados irregulares, em língua portuguesa definem-se como versos que não possuem restrição Métrica. Origina-se do francês vers libre, donde seu uso sistemático é chamado de versilibrismo.
O verso corresponde a cada uma das linhas formam um poema. Já a estrofe é um conjunto de versos com sentido completo. O verso é o elemento que define a poesia, por oposição à prosa. Versos livres (irregulares) são aqueles que não possuem o mesmo número de sílabas no poema, que não seguem uma restrição métrica.
Versos Livres e Versos Brancos
Embora possam apresentar rimas, os versos livres geralmente não apresentam nem rima e nem métrica. Por outro lado, os versos brancos, também chamados de versos soltos, podem ou não apresentar métrica, no entanto, não possuem esquemas de rimas.
- Livres: são as estrofes que abrigam versos de proporções distintas, ou seja, aquelas que não seguem normas pré-fixadas. Exemplo: Quintilhas e Dístico com versos livres e rimas brancas.
Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.
22 curiosidades que você vai gostar
Classificação das EstrofesMonóstico: estrofe formada por um verso.Dístico ou Parelha: estrofe formada por dois versos.Terceto ou Trístico: estrofe formada por três versos.Quarteto ou Quadra: estrofe formada por quatro versos.Quintilha, Quinteto ou Pentástico: estrofe formada por cinco versos.
O m. q. verso solto. Verso não rimado que não obedece a nenhum esquema rimático fixo ou rígido.
Porque os versos não apresentam métrica rígida.
O soneto: é um tipo de poema que se apresenta sob uma estrutura fixa: quatro estrofes, sendo dois quartetos (estrofes compostas por quatro versos) e dois tercetos (estrofes compostas por três versos). Todos os versos possuem dez sílabas poéticas, chamadas de decassílabos.
Na teoria da literatura, os Versos Brancos, também chamados de “Versos Soltos” são aqueles que não apresentam esquemas de rima, entretanto podem apresentar métrica (medida). Os versos brancos são muito utilizados desde o século XVIII no Brasil, sobretudo na poesia romântica, moderna e contemporânea.
O poema é um tipo textual estruturado em versos e que pode conter rimas e metrificação. O soneto é um tipo de poema de forma fixa, composto por quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos. Já a poesia é a própria forma de arte, podendo ser expressa pela pintura, fotografia, músicas e textos.
Na prática, porém, convencionou-se dizer que tanto o poema quanto a poesia são textos feitos em versos, que são as linhas que constituem uma obra desse gênero. Por fim, o soneto é um poema de forma fixa.
O soneto pede 4 estrofes, sendo 2 quartetos seguidos por 2 tercetos. Ou ainda: 3 quartetos e 1 dístico. Quanto ao tema, ao assunto do soneto, este deve percorrer as 4 estrofes, ter uma chave de abertura e um fecho. Não se pode dividir o tema do soneto em partes, tratando uma nos quartetos e outra nos tercetos.
O poema demanda de seu leitor um olhar mais atento, uma ativa mobilização do lado intelectual e afetivo, requerendo um entrelaçamento contínuo de emoções e desejos, a poesia leva os alunos a se perceberem como Page 2 sujeitos construtores de significados, aqueles que não se contentam com as versões recebidas, mas que ...
regulares: com métrica e rima; brancos: com métrica e sem rima; livres: sem métrica e sem rima.
a) Rima perfeita
Esse tipo de rima caracteriza-se por uma identidade absoluta entre os sons. Note que falamos em identidade de sons, e não de letras.
O que é Rima rica:
Rima entre palavras de classes gramaticais diferentes, exemplo, substantivo com adjetivo, verbo com adjetivo.
Quando os versos de um poema agrupam-se em dois ou mais, de forma rítmica, temos a formação de uma estrofe. Em (1), por exemplo, há o agrupamento de dois versos por estrofe. Já em (2), podemos perceber que as duas primeiras estrofes são compostas por quatro versos, e as duas últimas são compostas por três versos.
O padrão de uma estrofe geralmente tem quatro ou mais linhas e é pode ser referido como um verso . Na poesia, uma estrofe é um conjunto de linhas agrupadas dentro de um poema, geralmente desligado de outras estrofes por uma linha em branco ou recuo.
O que é Estrofe:
Ela é a estrutura que representa um conjunto de versos que correspondem a uma linha do texto poético. Para os estudos da poesia moderna, as estrofes são definidas como cada seção que constituem um poema.
Estrofe de quatro versos que se apresenta geralmente com rimas alternadas (abab) ou opostas (abba).
Pode ser apresentado em três formas de distribuição dos versos:Soneto italiano ou petrarquiano: apresenta duas estrofes de quatro versos (quartetos) e duas de três versos (tercetos);Soneto inglês ou Shakespeariano: três quartetos e um dístico;Soneto monostrófico: Apresenta uma única estrofe de 14 versos:
Características do poema parnasianoVocabulário rebuscado.Métrica regular com preferência pelo verso alexandrino (doze sílabas)Gosto pelo soneto.Rima regular.Rimas raras e artificiais.Descritivo e narrativo.Poucas figuras de linguagem.
Soneto é uma estrutura literária de forma fixa composta por catorze versos, dos quais dois são quartetos (conjunto de quatro versos) e dois tercetos (conjunto de três versos). Foi provavelmente criado pelo poeta e humanista italiano Francesco Petrarca (1304-1374).
Como fazer a instalação de uma tomada com interruptor?
Como habilitar Ilustrações no Excel?
O que fazer para entrar no personagem?
Como imprimir um desenho em escala?
Como inventar uma desculpa para terminar um relacionamento?
Como mostrar uma variável no HTML?
Como incluir mais vegetais na alimentação?
Como é a incorporação de Boiadeiro?
Como remover Fontes do Corel Draw?
Como cadastrar as partes no PJe?
Como usar óleo essencial on guard?
Como usar o Photoshop cs5 para desenhar?
Qual a amperagem de um interruptor?
Quanto tempo é o tratamento com Oli Olá?
Tem como pagar com PayPal no Mercado Livre?
Como usar Pentabiotico veterinário?