Os tubos são classificados como abertos e fechados, sendo os tubos abertos aqueles que têm as duas extremidades abertas (sendo uma delas próxima à embocadura) e os tubos fechados que são os que têm uma extremidade aberta (próxima à embocadura) e outra fechada.
Os tubos sonoros contêm uma coluna de ar que pode executar uma vibração estacionária. Se as duas extremidades do tubo são desobstruídas, ele é denominado tubo aberto; chamamos tubo fechado o tubo que tem uma das extremidades tapada.
Nos tubos fechados, com uma das extremidades fechada e a outra livre, o nó é formado na sua extremidade fechada e ao longo do tubo, e o ventre é formado na sua extremidade aberta.
Dessa forma, n (a ordem do harmônico) corresponde à quantidade de meio comprimento de onda, que totaliza o comprimento total da corda vibrante, e o número de nós é sempre igual a (n+1), ou seja, o número do harmônico acrescido de 1. Portanto, o número de meio comprimento de onda é 5, enquanto o número de nós é 6.
No tubo sonoro fechado, sempre existe formação de ventre em uma extremidade e nó em outra. No tubo sonoro mais simples, existe apenas um nó na extremidade do tubo (a fechada). Esta configuração é conhecida como o primeiro harmônico ou frequência fundamental (dos tubos sonoros fechados).
Em um tubo aberto, as frequências naturais de vibração são dadas pela seguinte equação: Para N = 1 temos a frequência fundamental, para N = 2 temos o segundo harmônico, para N = 3 temos o terceiro harmônico, e assim por diante.
No tubo sonoro fechado, sempre existe formação de ventre em uma extremidade e nó em outra. No tubo sonoro mais simples, existe apenas um nó na extremidade do tubo (a fechada). Esta configuração é conhecida como o primeiro harmônico ou frequência fundamental (dos tubos sonoros fechados).
Tubos abertos A distância entre dois ventres consecutivos é igual a meio comprimento de onda, ou seja, (λ/2), temos que a frequência é dada por f = v/λ. Na equação, v é a velocidade da onda dentro do tubo.
Portanto, no tubo fechado, só existirão harmônicos de ordem ímpar. Para calcular o comprimento de onda e a frequência de um harmônico i num tubo fechado, utiliza-se as equações: λ = 4L/i e f = i.v/4L, em que i é o número do harmônico desejado.
Assim, podemos dizer que um tubo sonoro é basicamente uma coluna de ar onde são produzidas ondas estacionárias longitudinais. ... Essas ondas são produzidas pela superposição de ondas de pressão que são geradas em uma extremidade com as ondas refletidas na outra extremidade.
Como tratar a síndrome da visão de computador?
Quais os principais fatores relacionados à estabilidade de uma suspensão?
Quais os 5 pilares da doutrina espírita?
O que filhos de Xangô não podem fazer?
Quem toma anticoagulante pode usar o limão?
O que é deferimento de antecipação de tutela?
Qual calmante bebê pode tomar?
Como regra geral a apelação somente será recebida no seu efeito devolutivo?
Qual era o nome da religião persa?
Qual alcance de um rádio amador?
Porque os objetos pegam fogo ao entrar na atmosfera da Terra?
Quais as desvantagens do sabonete líquido?
Quais são os objetivos da portaria 529 2013 que trata da segurança do paciente?
Para viajar de aviao precisa de quais documentos?