Assembly ou linguagem de montagem é uma notação legível por humanos para o código de máquina que uma arquitetura de computador específica usa, utilizada para programar códigos entendidos por dispositivos computacionais, como microprocessadores e microcontroladores.
A tradução é feita em duas etapas, as quais são realizadas em seqüência: Geração de um programa em linguagem alvo (programa objeto). Execução do programa gerado.
Cada família de computadores possui sua própria linguagem de máquina. Um programa em linguagem de máquina é dedicado para um determinado computador. O código binário somente poderá ser executado em computadores da mesma família, ou seja, que sejam 100% compa veis.
Assembler é o montador, um programa que lê o arquivo contendo os mnemônicos da linguagem Assembly e transforma em linguagem de maquina.
Como é possível perceber, a principal diferença entre as linguagens de alto nível e de baixo nível é o objetivo que cada uma tem. ... Assim, quando um código é compilado, é gerado outro arquivo que contém todo o código traduzido para algo mais próximo da linguagem da máquina (no caso é um programa em Assembly).
Se por montagem você está se referindo a “Assembly” a diferença para uma linguagem de programação de “alto nível” é basicamente que no primeira você está programando na “linguagem de maquina” ou seja, na linguagem que o processador que o seu programa vai rodar utiliza.
Fases da compilação
O processo de tradução do programa escrito em uma linguagem simbólica pelo programador, chamado código fonte (source code) para a linguagem de máquina do computador chamada código objeto (object code), é chamado compilação e é realizado por um programa chamado Compilador (Compiler).
O assembler é o software que converte o código em Assembly para o código de máquina.
Todas as instruções têm uma notação simbólica associada (fornecida pelo fabricante do processador). O uso de linguagem de montagem consiste, portanto, em escrever, de forma simbólica, a sucessão de instruções precedidas por seus endereços a fim de identificar as instruções e passar facilmente de uma para outra.
A linguagem de montagem é bem parecida com os códigos do computador, utilizando também a codificação binária. Porém, ela depende do tipo de processador, não existindo, portanto, linguagem de montagem única. Assim, é preciso conhecer um mínimo do funcionamento de um processador para poder entender esse conceito.
Na premissa da pergunta não houve uma primeira linguagem de programação em computadores. Ela só existia no papel.
Por exemplo o assembly, ele é apenas traduzido de textos para binário pelo assembler, mas poxa, seria preciso ter outra linguagem de programação para se criar o assembler. Suponha que só existam os computadores controlados por relés e válvulas.
Como ver histórico de ligações Vivo?
O que cai na prova da SPDM -- SP?
Como solicitar dinheiro no WhatsApp?
Como pedir isenção de rodízio para deficientes?
Onde solicitar isenção de imposto de renda?
O que significa limite da conta Santander?
Como usar chapéus no dia a dia de inverno?
Como usar o controle de PS3 no PC via USB?
Como fazer a mistura de citromax?
Como enviar algo do PC para o E-mail?
Como se usa a água de colônia?
Quanto tempo leva para fazer um inventário pela Defensoria Pública?
Como solicitar o crédito no Banco Inter?
Como tirar o CLCB do bombeiro?
Como solicitar Aviso de Recebimento Correios?
Qual o papel da escola em Direitos Humanos?