O documento é monumento. Resulta do esforço das sociedades históricas para impor ao futuro – voluntária ou involuntariamente – determinada imagem de si próprias. No limite, não existe um documento-verdade. Todo o documento é mentira.
Analisando semanticamente as palavras monumento e documento, Le Goff diz que monumento é tudo aquilo que pode evocar o passado, perpetuar a recordação, exemplo: escritos e uma obra comemorativa de arquitetura ou de escultura. ... O documento prova era o documento escrito.
O monumento tem como características o ligar-se ao poder de perpetuação, voluntária ou involuntária, das sociedades históricas (é um legado à memória coletiva) e o reenviar a testemunhos que só numa parcela mínima são testemunhos escritos.
Este novo olhar sobre as fontes históricas foi denominado por Le Goff (2003) como “revolução documental”. Permitiu incluir novas fontes, entre elas a memória. Passa-se a discutir o conteúdo dos documentos e os métodos mais adequados para sua análise.
“O documento não é inócuo. É, antes de mais nada, o resultado de uma montagem, consciente ou inconsciente, das sociedades que o produziram, mas também das épocas sucessivas durantes as quais continuou a viver, talvez esquecido, durante as quais continuou a ser manipulado, ainda que pelo silêncio.
34 curiosidades que você vai gostar
Só a análise do documento enquanto monumento permite à memória coletiva recuperá-lo e ao historiador usá-lo cientificamente, isto é, com pleno conhecimento de causa” (p. 545, 1996).
É preciso começar por desmontar, demolir esta montagem, desestruturar esta construção e analisar as condições de produção dos documentos monumentos.” (LE GOFF, 2005).
Analisar um documento escrito
Identificar o documento – natureza (ver quadro); – autor (profissão, época em que viveu, seu papel na História, sua relação com a temática abordada); – data (data de redação/publicação. A data da publicação nem sem- pre coincide com a da redação.
Significado de Monumento
substantivo masculino Obra de arquitetura ou de escultura destinada a transmitir ou a perpetuar para a posteridade a lembrança de um grande vulto ou de um acontecimento. Edifício público notável pela sua grandeza ou pela sua magnificência. Sepultura suntuosa, repleta de luxo e fausto; mausoléu.
Quais são as estruturas geológicas da Terra?
Como é feita a limpeza da sala de vacina?
Quais são as fases de um incêndio?
Que tipo de conta é o PagBank?
Quais as chances de um nódulo ser benigno?
O que é Enterobiose ou Oxiurose?
Como ganhar dinheiro durante a faculdade?
Faz mal à saúde ficar sem jantar?
Porque o peixe não consegue afundar?
Quais eram os materiais e técnicas de fabricação de artefatos no período paleolítico?
Quais os sintomas das doenças causadas pelos padrões de beleza?
Qual a corrente elétrica mais perigosa?