Grupos de reflexão é uma espécie de apoio psicológico emocional contribuindo, para que os indivíduos envolvidos possam lidar com medos, angustias preocupações e anseios.
As dinâmicas são de fundamental importância para o desenvolvimento dos grupos, pois, através destas pode-se observar vários fatores, como: relações interpessoais, angústias e situações que os sujeitos estão vivenciando.
tenha pelo menos 3 momentos básicos: -momento inicial: preparação do grupo. -momento intermediário: envolvimento com atividades variadas → reflexão e elaboração do tema. -momento de sistematização e avaliação do trabalho do dia.
O grupo operativo é um grupo centrado na tarefa que tem por finalidade aprender a pensar em termos da resolução das dificuldades criadas e manifestadas no campo grupal, e não no campo de cada um de seus integrantes, o que seria uma psicanálise individual em grupo.
A dinâmica de grupo é um facilitador no processo de desenvolvimento, crescimento e amadurecimento de um indivíduo, na medida em que no processo há uma abordagem das relações intergrupais, aprimorando a totalidade dos membros que são a junção do sentir, o pensar e o agir.
Segundo Alvis (2009), a intervenção psicossocial é um processo que visa aumentar a capacidade de desenvolvimento do ser humano, da família e da comunidade. ... Ela permite que os indivíduos exerçam controle e poder sobre o seu ambiente individual e social.
Ao organizar uma oficina pedagógica é importante dar atenção a detalhes como o ambiente, os materiais, teste dos equipamentos que serão utilizados, dinâmicas para o desenvolvimento da oficina, avaliação e divulgação.
De modo geral, os principais aspectos a serem considerados para compor o grupo são: ter a experiência relacionada ao tema e estar disposto a entrar nesse processo. Cabe ao psicólogo, ainda, observar mais a fundo o perfil do paciente e perceber se ele está em condições de participar.
A técnica de grupo operativo consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. Aprender em grupo significa uma leitura crítica da realidade, uma atitude investigadora, uma abertura para as dúvidas e para as novas inquietações.
De acordo com Fernandes (2003), os grupos de reflexão têm sido utilizados em instituições formadoras da área da saúde e da educação e também em unidades de saúde ou hospitais e em órgãos de classe (conselhos de enfermagem, de serviço social, de psicologia dentre outros).
Pretendemos trazer aqui o relato de cinco sessões de uma modalidade operativa denominada grupo de reflexão, analisando seus benefícios para a formação do psicólogo, o tênue limite entre esse tipo de prática e a terapia de grupo, bem como aspectos ligados à função do coordenador do grupo.
A respeito dessa modalidade, Coutinho e Rocha (2007) afirmam que o trabalho do coordenador nos grupos de reflexão está voltado para intervenções que desencadeiam processos criativos e vivências inovadoras por meio do entendimento do fenômeno da transferência.
Zimerman (2002), por sua vez, lembra que a prática dos grupos de reflexão, à semelhança dos grupos operativos de Pichon-Rivière, se desenvolve operativamente sobre determinada tarefa e seu objetivo não é prioritariamente psicoterapêutico, embora efeitos e ressonâncias desse tipo possam ser produzidos.
Como tirar as minhocas do minhocário?
Como solicitar chip da moderninha?
Como fazer vídeo propaganda grátis?
Como pedir nova ligação Cemig?
Como tirar anúncios dos vídeos do Facebook?
Como pagar iFood na próxima entrega?
Como conseguir uma autorização para menor viajar?
Como tirar restrição administrativa de veículo SC?
Como tirar o Spotify da ordem aleatória?
Como pedir confirmação de presença?
Qual o melhor clareador de virilha e axila?
Como acabar com zumbido na cabeça?
Como unir dados repetidos no Excel?
São atos de improbidade previstos na Lei 8.429 1992?
Como tirar barra de pesquisa do Google no notebook?
Como juntar todas as linhas no Word?