A translocação é uma alteração cromossômica estrutural em que ocorre a incorporação de uma porção cromossômica a um cromossomo não homólogo.
Translocação robertsoniana, também chamada fusão cêntrica, é a união de um segmento cromossô- mico em uma região fragmentada de outro, resul- tando em um cromossomo metacêntrico ou subme- tacêntrico. Esse processo ocorre após a quebra de dois cromossomos acrocêntricos em regiões próxi- mas ao centrômero.
Deleção: acontece quando uma porção do cromossomo é perdida. ... Essa situação ocorre quando o fragmento do cromossomo que sofreu deleção liga-se a uma cromátide-irmã, formando um segmento extra. Assim como as deleções, as duplicações acontecem com maior frequência durante a meiose. Não pare agora...
As euploidias são alterações cromossômicas numéricas que se caracterizam pela alteração de todo um conjunto de cromossomos. ... Denomina-se de haploidia a condição em que o indivíduo apresenta apenas um conjunto de cromossomos (n). Esse tipo de euploidia é comum em alguns vegetais, fungos, abelhas, vespas e formigas.
Podemos citar dois tipos principais de translocação:
Com a translocação Robertsoniana, é possível desenvolver o quadro de trissomia do 21 e continuar a ter 46 cromossomos. Este tipo de translocação ocorre entre dois cromossomas acrocêntricos que se fundem perto ou mesmo no centrômero, originando perda dos braços cursos dos cromossomas.
translocação: o cromossomo extra do par 21 fica "grudado" em outro cromossomo. Nese caso embora indivíduo tenha 46 cromossomos, ele é portador da Síndrome de Down (cerca de 3% dos casos de Síndrome de Down). Os casos de mosaicismo podem originar-se da não disjunção mitótica nas primeiras divisões de um zigoto normal.
O caminho da translocação são os tecidos vasculares distribuídos por toda a planta, interligando as fontes aos drenos. O tecido vascular forma um sistema de tubos que pode direcionar, por partição, o fluxo de fotoassimilados para vários órgãos: folhas jovens, caule, raízes, frutos ou sementes.
Geralmente as consequências orgânicas da translocação costumam ser similares às da trissomia simples e aparece a síndrome de Down com todas as suas manifestações (a menos que o pedaço translocado seja muito pequeno e de uma região do cromossomo pouco rica em genes).
Tipos Translocações recíprocas (não-Robertsonianas) As translocações recíprocas são geralmente uma troca de material entre cromossomos não-homólogos.
As substâncias para serem translocadas devem estar numa forma solúvel. Se, se encontram numa forma insolúvel devem sofrer transformação de maneira a tornarem-se solúveis. O sentido da translocação é sempre da direção do órgão produtor ou de reserva (fonte) para o órgão consumidor (dreno), sempre que há demanda.
Quantos reis a Inglaterra já teve?
O que acontece se eu cancelar o cartão de crédito?
Como as queimadas afetam o clima?
Qual o maior fundo privado de ajuda humanitária no mundo?
Qual é o pão integral mais saudável?
Quais as 5 dimensões do desenvolvimento sustentável?
O que São Francisco de Assis nos ensina?
Como diagnosticar raiva em cães?
Qual a diferença entre retenção e compensação?
Quantos fios para ligar lâmpada?
Para que serve o exame de VHS e PCR?
O que diz a LDB sobre o recreio escolar?
Quanto custa uma Mercedes na Argentina?
É possível renovar a CNH pelo despachante?
Quantos animais vivem na Amazônia?
Como deve ser a limpeza de superfície segundo a Anvisa?