Solubilidade ou coeficiente de solubilidade é a quantidade máxima que uma substância pode se dissolver em um líquido, e expressa-se em mols por litro, gramas por litro ou em percentagem de soluto/solvente. Esse conceito também se estende para solventes
Capacidade de uma substância se dissolver em líquido
A solubilidade é a aptidão que um corpo ou matéria tem de se dissolver, ou não, em determinado tipo de líquido. Ela também é conhecida como coeficiente de solubilidade e definida como a habilidade que determinado soluto tem de se dissolver em um solvente.
Exemplo: 100g de água dissolvem 36 gramas de NaCl. Assim, se tivermos 200 gramas de água, poderemos dissolver 72 gramas de NaCl, ou seja, 36 gramas a mais. A temperatura é o único fator capaz de modificar a solubilidade de um soluto em um determinado solvente sem que a quantidade deste seja alterada.
Em geral, a relação entre polaridade e solubilidade é a seguinte: soluto polar se dissolve em solvente polar e soluto apolar se dissolve em solvente apolar. A solubilidade pode ser definida como a máxima quantidade possível de um soluto que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente a uma dada temperatura.
A solubilidade está muito associada ao preparo de soluções (misturas homogêneas), já que, para obtermos uma solução, é fundamental que o soluto utilizado seja solúvel no solvente. O solvente sempre possui um limite de soluto que consegue dissolver.
30 curiosidades que você vai gostar
Uma determinada substância pode ter diferentes solubilidades em temperaturas diferentes. A maior parte das substâncias tem sua solubilidade aumentada com o aumento de temperatura. Os gases, porém, tem sua solubilidade diminuída.
Uma substância é considerada "solúvel" se dissolve na medida de 3,3 g/100 ml de solvente.
2. Como se deve quantificar a solubilidade e quando se pode considerar uma substância solúvel ou insolúvel em outra? ... Solúvel: são os solutos que se dissolvem no solvente. Insolúvel: são os solutos que não se dissolvem no solvente.
Além das propriedades do soluto e do solvente, dois fatores exercem influência sob a solubilidade: temperatura e pressão.