substantivo masculino Aquele que vive em busca de prazeres e diversões; quem gosta de viver de modo boêmio, sem trabalhar, na malandragem. Indivíduo que caracteriza um personagem carioca, pertencente a uma classe social menos favorecida, que se define pela maneira própria de se vestir e de falar.
A palavra teria a ver com "malandra", ferida ou sarna que ataca as juntas internas dos joelhos dos cavalos e outras cavalgaduras. Provindo do francês malandre (séculos XV-XVI). Esta sarna atrapalha o andar dos animais. E este "mal andar", teria a ver com a malandragem, a vagabundagem, o andar por aí, de mau jeito.
A origem do malandro está, na realidade, ligada à abolição da escravatura. Alguns historiadores afirmam que a malandragem seria uma expressão de desobediência da população recém-liberta e seu desejo de não continuar submetendo a própria força de trabalho ao aviltamento.
O Caranguejeiro virou o malandro mais respeitado na Lapa.
1. Malandro borboleta. Se finge de malandro, mas se alguém bater o pé ele voa. Esse aí paga de malandro, mas é o maior malandro borboleta.
Ele vem do Grego Typhon, um mitológico gigante de vento, provavelmente derivado de typhein, “fumegar”.
Malandro é simplesmente o cara esperto, como dizia o supremo malandro bezerra da silva. ... E como diria ele mesmo, MALANDRO MESMO É O TRABALHADOR ! Exemplo de uso da palavra Malandro: Ex 1 : Nossa vc viu o filho do doutor figueiredo, rapaz inteligente não é ?
Malandragem é ter a criatividade de não bater de frente. Desviar, se proteger. Não chorar como um triste bebezão achando que nada pode fazer. Saber ser elástico, plástico, se moldar e remoldar.
Por ser muito invejado pelas suas façanhas e truques, José acabou por ser assassinado à faca, pelas costas.
Bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, historicamente um local de encontro de malandros. O malandro é um personagem citado com frequência nos sambas. Gravação de 1931 por Francisco Alves e Mário Reis (samba composto por Ismael Silva, Nilton Bastos e Francisco Alves). Problemas para escutar este arquivo? Veja a ajuda.
Malandragem define-se como um conjunto de artimanhas utilizadas para se obter vantagem em determinada situação (vantagens estas, muitas vezes, ilícitas ). Por exemplo, utilizar-se de esperteza para não trabalhar. Caracteriza-se pela engenhosidade e sutileza.
Mais sóbria, a peça teatral " Boca de Ouro " (1959), escrita por Nelson Rodrigues, oferece um perfil realista do malandro bicheiro: temível, orgulhoso, vaidoso, generoso por demagogia e psicótico . O cinismo é um estado de espírito muito associado ao malandro.
Junto ao jeitinho, a malandragem pode ser considerada um comportamento tipicamente (mas não unicamente) brasileiro; porém, diferentemente do jeitinho, na malandragem a integridade de instituições e de indivíduos pode ser efetivamente lesada, e de forma juridicamente definível como dolosa.
Quanto tempo a Unimed demora para autorizar uma cirurgia?
Quando ocorre o aberratio ictus?
Quais os nomes dos três primeiros reis de Israel?
Qual é o benefício de fazer agachamento?
Qual a importância dos argilominerais?
O que mais irrita o signo de Escorpião?
Qual foi o papa depois de Pio 12?
Qual o valor da aposentadoria de um engenheiro civil?
Quais as principais semelhanças entre aves e dinossauros?
Quanto de sal cachorro pode comer?