O sedentarismo traz muitos riscos ao corpo e contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, obesidade, aumento do colesterol, hipertensão, infarto do miocárdio, entre outros problemas. Em pessoas sedentárias, o risco de infarto é, em média, 54% maior do que na população em geral.
Compartilhar: O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) define sedentarismo como uma prática de atividades físicas leves inferior a 150 minutos por semana, de acordo com as recomendações atuais, para a população entre 18 e 60 anos (1).
O sedentarismo é uma situação em que a pessoa não pratica qualquer tipo de atividade física regularmente, além de permanecer muito tempo sentado e não ter disposição para realizar atividades simples do dia-a-dia, o que tem influência direta na saúde e bem-estar da pessoa, já que aumenta o risco de doenças ...
A maioria dos malefícios do sedentarismo são velhos conhecidos: aumento de peso, colesterol e triglicérides, doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, mais risco de diabetes tipo dois e apneia do sono, entre outros.
O estudo concluiu que o estilo de vida sedentário é associado ao risco aumentado de Diabetes, de doença cardiovascular e de morte. A baixa capacidade aeróbica foi associada ao aumento da mortalidade. Assim, o efeito do sedentarismo sobre a mortalidade é menor apenas que o impacto do fumo. 25 curiosidades que você vai gostar
E quais são, então, os principais riscos do sedentarismo?Obesidade;Doenças do coração (incluindo insuficiência cardíaca, aterosclerose, entre outras);Hipertensão arterial;Colesterol alto;Derrame;Síndrome metabólica;Diabetes tipo 2;Certos cânceres como, por exemplo, o de cólon, o de mama e o uterino;
O indivíduo sedentário costuma apresentar problemas de autoestima, de autoimagem, depressão, aumento de ansiedade, de estresse, além de um maior risco para desenvolver os males de Alzheimer e de Parkinson.
O sedentarismo caracterizou o ser humano a partir do período pré-histórico conhecido como Neolítico. Neste sentido, podemos dizer que o homem pré-histórico viveu ao redor de seis mil anos como nômade em busca de novos recursos cada vez que os mesmos se esgotavam do seu entorno.
O sedentarismo é caracterizado pela falta de atividade física. Porém, não se resume a ausência de práticas esportivas, como ir à academia ou jogar futebol. Caminhar todos os dias por 30 minutos, por exemplo, já é forma de movimentar o corpo, queimar calorias e aprimorar a saúde do coração.
Quais os tipos de conflitos de interesse?
Quantas igrejas tem o Pelourinho?
Como posso melhorar meu sorriso?
O que é atenção secundária e Terciaria a saúde?
Qual o país mais potente em guerra?
O que significa um contrato aberto?
Como limpar o sangue para exame toxicológico?
Quais são as políticas públicas para os jovens?
Quando será pago o PIS 2021 2022?
Quais são as partes do habeas corpus?
Qual o site do auxílio Mineiro?
Como saber se seu benefício foi cancelado?
Quanto tempo dura um curso de personal trainer?