O que é renúncia tácita ao direito de representação?

Pergunta de Diego Wilson Nunes Carvalho em 27-05-2022
(55 votos)

Conforme a legislação penal, a renúncia será expressa ou tácita, a expressa já mencionada é aquela em que o ofendido demonstra claramente o seu desejo de não intentar a ação penal contra o seu ofensor, a vítima declara não possuir qualquer interesse em dar início à persecução criminal.

O que é uma renúncia tácita?

A renúncia pode ser expressa (consta de declaração escrita e assinada pelo ofendido, por seu representante ou por procurador com poderes especiais) ou tácita (decorre da prática de ato incompatível com a intenção de exercer o direito de queixa e admite qualquer meio de prova).


Pode-se renunciar à representação?

O art. 74, parágrafo único, da lei n. ° 9.099/95, dispõe que quando houver acordo haverá a renúncia ao direito de queixa ou representação. O acordo referido pelo parágrafo do dispositivo legal não pode ser outro senão o da cabeça do artigo citado, ou seja, a composição civil.

Pode desistir da representação criminal?

A Lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, dispõe que a renúncia à representação é possível até antes do recebimento da denúncia .

Como desistir da representação criminal?

só será admitida renúncia [leia-se, retratação] à representação perante o juiz, em audiência especificamente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denúncia e ouvido o MP”.

? Renúncia, Perdão (se aceito) e Retratação do Agressor


23 curiosidades que você vai gostar

É possível a vítima desistir da presente ação penal?

Art. 41. Aos crimes praticados com violência doméstica e familiar contra a mulher, independentemente da pena prevista, não se aplica a Lei no 9.099, de 26 de setembro de 1995. Conquanto, conclui-se que é possível que a vítima "desista" de prosseguir com a ação penal em crimes regidos pela lei Maria da Penha.

Até quando a vítima pode desistir da ação penal?

102 do Código Penal e o Art. 25 do Código de Processo Penal determinam que a renúncia da representação é autorizada no procedimento comum somente até o oferecimento da denúncia.

Pode desistir da Maria da Penha?

Neste ponto, é necessário destacar que com a Lei Maria da Penha, as lesões corporais leves não mais necessitam de representação da ofendida e não existe a possibilidade de renúncia ou desistência por parte dela.

É permitido que a vítima se retrate da representação feita desde que esse arrependimento se de antes do oferecimento da denúncia?

É permitido que a vítima se retrate da representação feita desde que esse arrependimento se dê antes do oferecimento da denúncia. A retratação da retratação da representação, dentro dos 6 meses também é permitida, se o ofendido não agir de má-fé.



Outras questões

Como se planta semente de gergelim?

Como saber se a Uber aprovou o cadastro?

Como germinar a ervilha?

Como desidratar um limão?

Como gerar DANFE a partir do XML?

O que um engenheiro deve vestir?

Como garantir a qualidade do time atuando em home office?

Qual a cor do salmão selvagem?

Qual a melhor forma de segurar o lápis?

O que causou a quebra da bolsa de valores de Nova York?

Como fazer o passarinho parar de bicar?

Tem como secar roupa no forno?

Como saber se o desempenho do celular está bom?

Como saber se o colo do útero está aberto?

Qual a diferença entre cabo HDMI e HDMI ARC?

É perigoso o bebê nascer com 33 semanas?

Quando um conhecimento é considerado científico?

Como esterilizar húmus?

Como um pastor se veste?

Quando usar o ambu?

Política de privacidade Termos e condições Sobre nós Contato
Copyright 2025 - bix.pt

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação e analisar o tráfego. Ao continuar a utilizar o site, concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar