À frente e atrás Anterior ou Frontal: Em direção à parte da frente do corpo. Posterior: Em direção à parte de trás do corpo. Dorsal: mais próximo à parede posterior do corpo. Ventral: mais próximo à parede anterior do corpo.
O dorso corresponde a região posterior do tronco e se estende desde a nuca até o cóccix. É a parte do corpo humano que contém mais músculos. A musculatura do dorso reveste posteriormente a coluna vertebral e as costelas e essas formam seu esqueleto ósseo, onde se fixam os diversos músculos dessa região.
- Plano anterior (ventral): que passa pela frente do corpo. - Plano posterior (dorsal): é o que formaria o fundo do caixão, ou seja, atrás das costas. - Planos laterais: são as paredes laterais que limitam os membros do lado direito e esquerdo.
É denominada proximal toda estrutura que está próxima à raiz do membro (onde ele está implantado ao resto do corpo) e distal toda estrutura que está afastada da raiz do membro, como as mãos e os pés (p. ex., o cotovelo é proximal ao punho e distal ao ombro).
A porção mais próxima do ombro, que é o início do membro, é chamada de proximal. Já a porção mais próxima das mãos, é a porção distal por estar mais distante do início do membro, de sua inserção.
21 curiosidades que você vai gostar
1. [ Anatomia ] Situado perto da origem de um membro. 3. Relativo a aproximação ou a proximidade (ex.: processo proximal).
Médio: estrutura ou órgão interposto entre um superior e inferior, anterior e posterior e também entre proximal e distal.
a) Cavidade ventral (na frente do corpo): é formada pelas cavidades torácicas e abdominopélvica. A cavidade torácica contém: o coração, os pulmões, a traquéia, os grandes vasos e o esôfago. A cavidade abdominopélvica é separada da cavidade torácica por um músculo chamado de "diafragma".
1. Situado no meio. 2. [ Anatomia ] Situado mais próximo da linha mediana que divide longitudinalmente o corpo em lado direito e esquerdo, por oposição a lateral (ex.: o músculo grácil insere-se na face medial da tíbia).
O posterior de coxa no qual é formado pelo bíceps femoral, semimembranoso e semitendinoso. Esse conjunto de músculos leva o nome de isquiotibiais. Conhecer os exercícios que são mais efetivos para esse grupo muscular é muito útil no momento de escolher corretamente os exercícios que farão parte da sessão de treino.
O posterior da coxa é formado por três músculos: Semitendíneo, semimembranoso e o bíceps femoral. Esses músculos juntos, também são chamados de isquiotibiais, nome dado em razão de todos eles se originarem no ísquio como um tendão comum, passam pelas articulações do quadril e joelho, e possuem sua inserção na tíbia.
Os músculos posteriores da coxa, também chamados de isquiotibiais, se originam na tuberosidade isquiática, que é uma protuberância óssea na parte posterior da pelve, e se fixam na parte alta da tíbia, o osso da perna, já próximo do joelho. Os músculos, desta forma, atravessam duas articulações: o quadril e o joelho.
Também conhecido como isquiotibiais, os posteriores da coxa são formados por três músculos: o bíceps femoral, o semitendinoso e o semimembranoso. Esses músculos são responsáveis pela flexão dos joelhos e a extensão do quadril.
São linhas também imaginárias traçadas no indivíduo dentro do sólido geométrico. São sempre perpendiculares ao plano. Os eixos associados com os planos irão gerar movimentos no indivíduo.
O grupo muscular anterior inclui: tibial anterior, extensor longo do hálux, extensor longo dos dedos e o fibular/peroneal terceiro. O compartimento posterior consiste em sete músculos no total, divididos nos grupos superficial e profundo.
Cavidade ventral – está localizada anteriormente ao tronco e se divide em cavidade to- rácica e abdominopélvica: Cavidade torácica – se subdivide em duas cavidades pleurais (cada uma abriga um pul- mão) e um mediastino (contém coração).
Existem duas cavidades principais. São elas: cavidade dorsal do corpo e cavidade ventral do corpo. A primeira é formada pelos ossos do crânio, onde encontramos o encéfalo; e também pelo canal vertebral (coluna vertebral + medula espinal).
Para facilitar a localização dos órgãos, os anatomistas traçaram duas linhas imaginárias a partir do umbigo. Uma verticalmente, do processo xifóide até a sínfise púbica e outra horizontalmente, na linha da cintura. Com isso é possível dividir em 4 quadrantes.
Diante do exposto, podemos definir variação anatômica como sendo toda diferença morfológica que não acarreta transtorno funcional. Um outro exemplo mostra a figura 6: Dois estômagos que são diferentes quanto à forma. Vê-se claramente que o estômago a é alongado enquanto que o estômago bé curto.
Isto se deve porque os termos são bastante parecidos e designam estruturas anatômicas que se encontram entre outras. Costumo explicar que intermédio refere-se à uma estrutura que se posiciona entre uma medial e outra lateral, tendo como referência o plano frontal.
Posição Anatômica e as Direções do Corpo HumanoVistas Anterior/Frontal/ Ventral: Estas 3 direções terão relação com a parte da frente do corpo;Vistas Posterior/Dorsal: Direções para a parte de trás ou costas do nosso corpo;Superior ou Cranial: A parte de cima de cima do corpo.
1. Estar distante. 2. Diferençar-se muito; diversificar, divergir.
1. Que está afastado ou mais afastado no espaço.
Na fileira proximal, temos os ossos escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme. Na distal, os ossos trapézio, trapezóide, capitato e hamato.
Como tocar piano música clássica?
Quanto tempo dura o treinamento de telemarketing?
Como tomar amoxicilina 500 mg para garganta inflamada?
Como tocar música no piano de celular?
Como tomar AZOX líquido posologia?
Como tomar o Annita para verme?
Como tirar o preenchimento automático de um site?
Quantos mL de Amoxicilina Clavulanato por kg?
Qual o procedimento quando se compra um imóvel?
Como proceder com ferimentos nos olhos Detran?
Como prevenir as lesões da coluna vertebral?
Estou com o contrato suspenso posso pedir demissão?
O que acontece quando o empresário individual morre?
Como tributar à venda de uma empresa?
Qual o melhor meio para transporte do acidentado e como improvisar em um momento de adversidade?