Qualidade em saúde é o conjunto de propriedades relacionadas aos cuidados globais com a saúde, desde a prevenção de doenças e manutenção da saúde, até o restabelecimento da mesma.
Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.
A importância da gestão da qualidade em saúde
Um dos fatores de relevância dessa técnica é que, por meio dela, as instituições passam a adquirir novas competências e procedimentos, além de desenvolverem ações diferenciadas que buscam melhoria contínua e um diferencial competitivo no mercado.
Segundo Nogueira, em versão adaptada do artigo de Donabedian , a qualidade do cuidado em saúde pode ser definida por sete atributos: eficácia, eficiência, efetividade, otimização, aceitabilidade, legitimidade e eqüidade.
Ter uma gestão da qualidade significa ter uma perspectiva contínua de melhoria nos processos que garantem os padrões de excelência definidos pelos órgãos reguladores, além de significar maior aceitabilidade dos serviços pelo paciente e melhoria nos lucros do hospital, sem diminuir a qualidade do serviço prestado.
40 curiosidades que você vai gostar
Segundo Mezomo (1 992), qualidade na área de saúde é um processo em que os usuários dos serviços de saúde devem seguir os objetivos das organizações que vão atender aos pacientes, garantindo-lhes infra-estrutura adequada com menores riscos e gastos.
Como a gestão da qualidade em saúde funciona na prática?Educação em saúde;Acesso a dados relacionados a programas de prevenção;Formação profissional;Disponibilidade de equipamentos para diagnósticos e tratamentos;Recursos terapêuticos.
No final do século passado, Avedis Donabedian estabeleceu como sete os atributos dos cuidados de saúde que definem a sua qualidade: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade.
Características/especificações (Atributos dos produtos) ... Desempenho (Características operacionais básicas ) ... Conformidade (Grau de concordância com especificações) ... Confiabilidade (Probabilidade de ocorrência de falhas) ... Durabilidade (Medida da vida útil do produto) ... Imagem (Percepção inicial do cliente sobre o produto)
São eles: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade. Esses atributos foram importantes e contribuíram para a melhor compreensão do conceito de qualidade em saúde.
Qualidade nos serviços se relaciona à capacidade de satisfazer necessidades e solucionar problemas. Em outros termos, serviço com qualidade é aquele que proporciona satisfação. Assim, os clientes ficam satisfeitos ou não, conforme as suas diferentes expectativas.
A gestão da qualidade na saúde depende da melhoria contínua dos processos para garantir os padrões de excelência definidos pelos órgãos reguladores, além de ofertar condições qualificadas de assistência ao paciente para maior aceitabilidade dos serviços prestados.
A qualidade permite redução de custos e de tempo, cumprimento de prazos, entre outros, que são requisitos gerais do mercado consumidor.
CONCEITO DE QUALIDADE APLICADO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Para Dening (1990), qualidade está diretamente ligada à satisfação do consumidor. Ele é quem pode aferir a qualidade do bem ou serviço. Para Crosby (1990), a qualidade está associada a dois princípios: a conformidade aos requisitos e a ausência de defeitos.
A qualidade do produto ou serviço se refere basicamente ao nível em que este entregável atende aos requisitos previamente estabelecidos para ele. Por exemplo, você estava em alguma pizzaria e solicitou uma pizza de atum e veio atum com queijo. Este produto (pizza) está não conforme.
A palavra qualidade, vem do latim qualitate . Os principais autores sobre o tema, como Deming, Crosby, Juran e Feigenbaun, procuraram defini-la de acordo com uma série de princípios, os quais devem ser adequados para a implantação da qualidade nas organizações.
Os cinco determinantes da qualidade em serviços apresentados neste trabalho são: confiabilidade, responsividade, segurança, empatia e tangibilidade.
Essas seis dimensões são: qualidade intrínseca; custo, atendimento, moral, segurança e ética.
Segundo Juran, "característica de qualidade é qualquer aspecto, propriedade, atributo etc. de um produto, necessário para se conseguir a propriedade de ser adequado ao uso como, por exemplo, dimensões, acabamento, cor, dureza, acidez, durabilidade etc.".
Dessa forma, definiu seis protocolos básicos de segurança:Identificação do paciente;Higiene das mãos;Segurança cirúrgica;Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos;Prevenção de quedas dos pacientes;Prevenção de úlceras por pressão (UPP).
São elas:Identificar o paciente corretamente.Melhorar a eficácia da comunicação.Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância.Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto.Reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde.
Veja um resumo das metas de segurança do paciente:
Segurança de medicamentos de alta vigilância; Assegurar segurança para cirurgias; Redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde; Prevenção de complicações decorrentes de quedas.
Identificação do Paciente. Segurança na Administração de Medicamentos. Prevenção e Controle de Infecção. Risco de Queda.
O controle da qualidade deve se concentrar nos processos vitais e em dados úteis para melhorar a qualidade nos serviço de saúde. Os especialistas sugerem que a busca pela qualidade não é uma questão de inspeção, padrões, limiares, nem mesmo uma série de decisões para aceitar ou rejeitar algum colaborador.
A Gestão da Qualidade na saúde é a união de práticas relacionadas à coordenação de processos para a entrega de serviços de excelência em instituições de saúde, com o objetivo de satisfazer o paciente.
Como muçulmano se cumprimenta?
Como surgiu a função do secretariado?
Quando surgiu a ideia de direitos humanos como algo extensivo a todos?
Para que serve a maca envelope?
Quando nasceu a história da arte?
Como a loucura se constituiu como doença mental?
Qual a função do corante na preparação da lâmina?
Como o corpo absorve vitamina D?
Como surgiu o termo feminicídio?
Como o coaching pode te ajudar?
Qual a classificação zoológica dos equinos?