Preconceito linguístico é uma forma de discriminação social que consiste em julgar o indivíduo pela forma como ele se comunica, seja oralmente, seja por escrito. O parâmetro desse julgamento é a chamada norma culta: quanto mais distante dela, mais criticado (e rebaixado) é o falante.
Causas do preconceito linguístico Segundo Bagno, na obra Preconceito Linguístico: o que é, como se faz (1999), o preconceito linguístico deriva da construção de um padrão imposto por uma elite econômica e intelectual que considera como “erro” e, consequentemente, reprovável tudo que se diferencie desse modelo.
Exemplos de preconceitos linguísticos
A principal consequência do preconceito linguístico é a acentuação dos demais preconceitos a ele relacionados.
Assim, as variedades linguísticas que não são padrão da língua são consideradas inferiores. O preconceito linguístico no Brasil é algo muito notório, visto que muitos indivíduos consideram sua maneira de falar superior ao de outros grupos.
A participação de escola, família e mídia na propagação do princípio da adequação linguística é fundamental para o fim do preconceito linguístico.
Estes são alguns dos mitos que compõem um preconceito muito presente na cultura brasileira: o lingüístico. Tudo por causa da confusão que se faz entre língua e gramática normativa (que não é a língua, mas só uma descrição parcial dela). Separe uma coisa da outra com este livro, que é um achado.
Como saber se meu auxílio foi cancelado?
Como mudar a cor do alfinete no Google Maps?
Quais as melhores fontes para ler em PDF?
Qual a tecla de atalho para procurar uma palavra no texto?
O que quer dizer a palavra Facebook?
O que significa quando uma joaninha pousa em você?
Qual é o marco inicial do modernismo no Brasil?
Qual a melhor época para ir à Garanhuns?
Com quantos meses da pra saber o sexo?
Qual é a diferença entre isso e isto?
O que é quimica entre duas pessoas?
Qual é o objetivo da ação civil pública?
O que é a fase motora fundamental?
Quantos países de primeiro mundo existem?
Qual a função dos sonhos para Freud?