Um cubo ou hexaedro regular é um poliedro com 6 faces congruentes. Além disso, é um dos cinco sólidos platônicos, pois:
cada face tem 4 arestas;
de cada vértice partem 3 arestas;
vale a relação de Euler: {displaystyle V-A+F=2}, onde V representa o número de vértices, A o número de arestas e F o número de faces.
O cubo ou hexaedro é uma figura da geometria espacial, caracterizado como um poliedro regular – pois suas faces formam polígonos regulares e congruentes. Essa figura é formada por seis faces, doze arestas e oito vértices.
Para a matemática, a terceira potência de um número é conhecida como cubo. Isto significa que elevar uma quantidade ao cubo consiste em multiplica-la duas vezes por si mesma: 5 elevado ao cubo é igual a 5 x 5 x 5 (125).
Assim, temos a seguinte fórmula: V = a³, em que V é a medida do volume e a é a medida da aresta. Lembrando que, por ser uma figura tridimensional, a unidade de medida do cubo é o metro cúbico (m³).
O cubo é um sólido geométrico tridimensional formado por seis quadrados congruentes. Sua área é igual à soma das áreas desses quadrados. O cubo é um sólido geométrico em que todas as faces são quadrados congruentes. Dessa maneira, ele é classificado como poliedro.
38 curiosidades que você vai gostar
Elementos de Formação
Arestas: possui 12 arestas, essas arestas são segmentos de retas congruentes; Faces: é formado também por 6 faces quadrangulares, cada face do é um polígono regular, mais especificamente um quadrado. Diagonais: é possível traçar até quatro diagonais internamente no cubo.
Os cubos são poliedros classificados como prismas. Esses poliedros possuem duas bases congruentes. Desse modo, sabendo que todas as bases do cubo são quadrados, podemos afirmar que as suas duas bases são quadrados congruentes e, por isso, possuem a mesma área.
O volume de um cubo é determinado através do produto da área da base pela altura, como já foi dito que as arestas do cubo possuem medidas iguais, então temos que V = Ab * a ou V = a * a * a → V = a³.
Área Total
A fórmula da área de um quadrado é igual à medida de uma de suas arestas ao quadrado, ou seja, A = a². Como o cubo é formado por quadrados, então a fórmula da área total de um cubo é equivalente à área do quadrado multiplicado por 6.
A planificação de um sólido geométrico é a apresentação de todas as formas que constituem sua superfície em um plano, ou seja, em duas dimensões. Essas planificações são usadas de várias maneiras, como para calcular a área da superfície de um sólido.
O cubo é um sólido geométrico formado por seis faces quadradas congruentes e é uma das classificações dos prismas. O cubo é um sólido geométrico formado por seis faces quadradas e congruentes. ... É exatamente dessa maneira que os cubos são formados, por isso, eles também são prismas.
O cubo de um número é igual a este número multiplicado por si próprio três vezes, ou seja, é elevado à potência "3".
O CUBO DE METATRON contém todas as formas da Geometria Sagrada. Ele não é apenas baseado em matemática, círculos ou geometria. É o mapa vivo de toda a criação da nossa realidade. ... Assim, o cubo de Metatron representa a união das polaridades masculinas e femininas para criar o campo de unidade do infinito, O Todo.
Como calcular o Volume? O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).
A área de uma figura é a medida equivalente a sua superfície. Para calcularmos a área de uma superfície, geralmente, multiplicamos a base (b) pela altura (h) do objeto.
De forma bem resumida, a diferença é: Área: medida da superfície de uma figura. Perímetro: medida do contorno de uma figura. Volume: medida do espaço ocupado por uma figura.
Para fazer o cálculo da área do quadrado é necessário realizar o produto entre dois lados. Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).
Prisma são sólidos geométricos que possuem duas bases poligonais e um número limitado de faces laterais.
Um triângulo é formado por três segmentos de reta. Esses três segmentos interceptam-se dois a dois em um único ponto. A este ponto dá-se o nome de vértice. Como o triângulo é a interseção de três segmentos de reta, ele tem três vértices que são nomeados com letras maiúsculas (A, B, C, D, ...,Z).
Arestas são as linhas resultantes do encontro de duas faces. Ou seja, quando duas faces se encontram elas formam uma linha e essa linha é chamada de aresta. O cubo possui 12 arestas. Vértices são os pontos de encontro das arestas.
Por sua vez, a Potenciação, também chamada de Exponenciação, consiste numa operação matemática em que um número chamado de base é multiplicado por ele mesmo a uma quantidade de vezes indicada por outro número na posição de potência denominado de radical. Portanto, tem-se que (oxed{{3^3} = 27}).
Dois ao cubo é 2x2x2 que é igual a 8.
Como lançar redução de jornada e salário no eSocial?
Como mudar do Windows para o Ubuntu?
Como tirar CPF do Cadastro Único?
Como sair do modo tela cheia F11?
Como trabalhar leitura nas séries iniciais?
Como cancelar Clube de Benefícios BB?
Como sair do zero e fazer dinheiro?
Como sair do zero financeiramente?
Porque devo sair das redes sociais?
Que número eu ligo para cancelar uma promoção da Vivo?
Como subir a serra de Ubatuba com câmbio automático?
O que leva uma pessoa a ter paralisia do sono?
Como passar do 2D para o 3D no AutoCAD?
Pode estagiar final de semana?