Aquela substância que atravessa nossas narinas quando respiramos se chama ar. O ar não pode ser tocado, e geralmente não apresenta cor, cheiro, nem gosto. Ele é formado por diversos gases. O gás nitrogênio é o que se apresenta em maiores quantidades; depois, temos o gás oxigênio e o gás carbônico.
Em média o ar seco é composto por Nitrogênio (78%), Oxigênio (21%), Argônio (0,9%), Gás Carbônico (0,3%) e ainda pequenas quantidades de gases inertes, Na atmosfera se encontra também o vapor de água em quantidade variável, dependendo de fatores meteorológicos.
A importância do ar para os seres humanos
É através do oxigênio que o cérebro controla e distribui, adequadamente, a energia necessária para realização de suas atividades e coordenação dos processos de funcionamento da anatomia humana.
Todos os seres vivos precisam de oxigênio para viver. Na respiração, o oxigênio do ar se combina com o carbono e o hidrogênio do corpo. Isso produz a energia necessária para os processos vitais do organismo. Depois, na expiração, o ar que sai é um composto de carbono e oxigênio chamado dióxido de carbono.
Confira o impacto do ar puro no nosso organismo: Colabora para a oxigenação dos pulmões. ... Melhora a qualidade do sono. ... Alivia o estresse. ... Fortalece o sistema imunológico.Melhora o funcionamento do sistema digestivo.Ajuda a circulação do sangue.Auxilia no desenvolvimento dos sistemas intelectuais.
29 curiosidades que você vai gostar
O ar ocupa os espaços vazios entre os componentes do solo. Quando a água entra nesses espaços, o ar sai formando pequenas bolhas na água. A presença do ar no solo garante a sua oxigenação, favorecendo a vida de plantas e animais que nele vivem.
Quando respiramos, esse ar vai para os pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa sobrevivência (inspiração). Depois, também pela respiração, nosso corpo libera gás carbônico e outros componentes do ar que não foram utilizados (expiração).
O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres.
Vento é o ar em movimento sobre a superfície da Terra. Ele move-se em um espectro de vórtices que variam na escala de turbulência visível na fumaça de cigarros até movimentos giratórios de dimensões continentais, como os existentes nos ciclones e anticiclones.
Vento: termo genérico que identifica o ar em movimento, independente da velocidade. Brisa: é um vento de pouca intensidade, com velocidade inferior a 54 km/h. ... Evidencia-se quando ventos os superam 50 km/h. Furacão: vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 108 km/h.
SUL: Vento frio, forte, não dura mais do que 24 horas quando vem mais forte. Porém 3 dias antes e depois das marés de sizígia (Lua Nova e Cheia) o vento sul acalma e no vazante da maré ele recrudece. Normalmente quando o tempo é ruim o vento sul sopra forte e limpa o céu.
A circulação dos ventos é resultado do movimento de rotação do planeta e da variação da velocidade escalar de acordo com as diferentes latitudes (maior na linha do Equador e menor nos polos).
Numa mistura gasosa, a pressão de cada componente é independente da pressão dos demais. A pressão total é igual à soma das pressões parciais dos componentes.
Outros exemplos de misturas gasosas que encontramos no dia a dia são o gás de cozinha, que se trata, na verdade, de uma mistura dos gases propano (C3H8) e butano (C4H10); e os cilindros usados para respiração por alpinistas e mergulhadores, que são misturas gasosas de nitrogênio e oxigênio, como o ar, mas enriquecidos ...
Além disso, existem diversos tipos de gases no meio ambiente, tantos naturais como artificiais. Os mais comuns são: natural, carbônico, nobre, metano e butano.
...
Gases nobresHélio (He)Radônio (Rn)Ununóctio (Uuo)Neônio (Ne)Argônio (Ar)Criptônio (Kr)Xenônio (Xe)
Movimentos Respiratórios
O ar inspirado contém cerca de 20% de oxigênio e apenas 0,04% de gás carbônico. Expiração: Através do relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais, a expiração, promove a saída de ar dos pulmões. O ar expirado contém 16% de oxigênio e 4,6 % de gás carbônico.
O metano está presente no pum de quase todos os animais, já que o sistema digestivo da maioria dos bichos tem bactérias que ajudam na digestão. São elas que produzem o metano que acaba tendo que ser eliminado pelo pum (ou pelo arroto).
Para garantir a respiração, o corpo realiza dois movimentos respiratórios: a inspiração, que é a entrada de ar nos pulmões, e a expiração, que é a eliminação de gás carbônico. A respiração pulmonar é um processo em que ocorre a entrada de ar em nossos pulmões e sua posterior eliminação.
O solo é fundamental na composição do ecossistema terrestre, pois é dele que as plantas retiram todos os nutrientes necessários para se desenvolverem. ... Isso porque há solos pobres de nutrientes, os quais impedem o desenvolvimento da flora.
As misturas fazem parte do nosso cotidiano a todo instante, desde o ar que respiramos até os objetos que utilizamos nas tarefas diárias, nos alimentos, nos líquidos que ingerimos, inclusive na água, em que estão misturados diversos sais minerais e gases.
Um mistura é quando temos em um mesmo sistema duas ou mais substâncias puras que apresentam propriedades físicas que não são fixas nem constantes. A Química estuda a matéria e as transformações sofridas por ela. A matéria, por sua vez, é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e que, portanto, possui massa e volume.
Existem dois tipos de misturas: homogêneas e heterogêneas. A mistura heterogênea se distingue de uma mistura homogênea pela variação das propriedades em sua extensão. Enquanto a mistura homogênea apresenta apenas uma fase, a mistura heterogênea é formada por pelo menos duas fases.
Os alísios são ventos úmidos, que sopram dos trópicos para o equador, provocando chuvas nesta região. Os ventos contra-alísios sopram do equador para os tópicos. São ventos secos que ocorrem ao longo dos trópicos onde se encontram os maiores desertos da Terra.
Existem dois principais tipos: as monções e as brisas.Monções: ventos que sopram do mar para o continente e do continente para o mar, variando conforme as estações do ano. ... Brisas: são movimentos constantes e repetitivos que sopram do mar para o continente durante o dia, e do continente para o mar durante a noite.
Isso tem uma explicação: em algumas regiões da Terra, nosso astro maior, o Sol, esquenta a superfície de forma mais acelerada. Ao longo desse processo, o ar quente do solo sobe e o ar frio vem de uma região distinta para ocupar seu espaço. Esse deslocamento de ar quente e frio faz com que o vento surja.
Quais os itens da Norma ISO 9001?
Quem tem artrose precisa operar?
O que são doenças de notificação compulsória exemplos?
Quais são os órgãos de segurança pública?
O que é absorvido no intestino delgado?
Qual o principal objetivo da escola antropológica Difusionista?
Quais documentos podem ser arquivados?
Como diagnosticar choque hipovolêmico?
Qual a função da pseudoefedrina?
Qual frequência usar no ultrassom?
O que é e para que serve os gráficos?
O que as revoluções liberais defendiam?
Qual o tratamento para desentupir as trompas?
Por que Aquário E o melhor signo?