Orientação espacial é a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se, em relação aos objetos, às pessoas e o seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro.
Os conceitos de “frente e trás” , “** em cima e embaixo” , “dentro e fora” e “entre objetos”**, podem ser trabalhados a partir do espaço da sala de aula, que deve ser preparado, com antecedência, pelo professor, organizando diversos objetos em posições que favoreçam a compreensão do conceito.
O pensamento espacial é uma atividade cognitiva desenvolvida no cotidiano e pode ser sistematizado pelas mais diversas disciplinas escolares, principalmente pela Geografia. Os conceitos, as representações e habilidades espaciais são componentes dessa forma de pensamento.
Use giz de cera, lápis de cor ou caneta hidrocor grossa. Leve as crianças para brincar no parquinho ou para um passeio e vá explorando nos cenários o conceito embaixo e em cima, e também outros conceitos como na frente, atrás, dentro, fora, mais perto, mais longe, etc.
Ela indica as direções conhecidas como pontos cardeais (Norte (N), Sul (S), Leste (L) e Oeste (O)), os pontos colaterais (nordeste, sudeste, sudoeste e noroeste) e os pontos subcolaterais. Por meio da rosa dos ventos, situamos o espaço representado em relação à Terra e a outros espaços dela.
40 curiosidades que você vai gostar
As relações espaciais euclidianas envolvem a compreensão de razão, proporção, espaço métrico, coordenadas geográficas e outros.
As relações que permitem a coordenação dos objetos entre si num dado ponto de vista são as projetivas. O espaço projetivo acrescenta ao topológico a necessidade de situar os objetos ou elementos de um mesmo objeto, um em relação aos outros. ... As relações euclidianas são simultâneas às projetivas e nelas se apoiam.
À medida que desenvolve a noção espacial, a criança começa a criar a ideia de seu próprio corpo, de sua dimensão corporal. Isso significa que forma uma imagem mental do seu corpo em relação ao meio. A partir dessa representação, o conhecimento do mundo vai evoluir.
É muito mais fácil aprender cada um dos conceitos de forma comparativa e a partir de uma experiência real. Por exemplo, compreender o que significa “em cima” e “debaixo” colocando objetos de casa em cima de uma mesa ou debaixo dela. Nomeie cada um dos objetos e sua posição: “A caneta está em cima da mesa.
Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, e natureza e sociedade.
Orientação espacial
Primeiro você pega copos descartáveis ou algum tipo de sucata que tenha em grande quantidade e possa ser espalhada pelo chão. Uma vez que os obstáculos estiverem montados, a criança vai se posicionar em um lado do circuito enquanto ao adulto fica do outro lado.
Lateralidade é a capacidade de se vivenciar as noções de direita e esquerda sobre o mundo exterior, independente da sua própria situação física. Durante o crescimento, naturalmente, se define uma dominância lateral na criança: será mais forte e mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo.
As noções espaciais ajudam a criança a conhecer e compreender melhor o espaço ao qual está inserido, facilitando assim, suas vivências nesse lugar e também uma visão mais ampla sobre esse espaço. As noções temporais favorecem a construção temporal, ou seja, a noção da simultaneidade de acontecimentos.
A estruturação espacial nada mais é do que a orientação do corpo no espaço, situando-se para encontrar um determinado objeto ou pessoa. A estruturação temporal é a habilidade de colocar-se e ajeitar-se em função dos diversos acontecimentos, da variação dos períodos de forma inconvertível do tempo.
A realização de jogos e brincadeiras e a utilização de brinquedos são formas importantes de trabalhar os conceitos matemáticos junto às crianças, despertando seu interesse e promovendo a integração entre elas através da de atividades, como a proposição de situações-problemas.
Estimular a criança a: contar em conjunto com a turma quantos colegas vieram para a aula; fazer atividades com objetos e jogos, solicitando que eles contem quantos itens têm; e jogar a bola falando um número são algumas formas de trabalhar a contagem e proporcionar a vivência da matemática na Educação Infantil.
A BNCC da Educação Infantilapresenta seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que asseguram as condições para que as crianças aprendam e se desenvolvam integralmente: CONVIVER; BRINCAR; PARTICIPAR; EXPLORAR; EXPRESSAR; e CONHECER-SE.
O corpo constitui-se em ponto de partida de toda noção de espaço e tempo.
As relações projetivas são aquelas que variam conforme o ponto de vista do observador ou das referências adotadas, ou seja, a perspectiva.
Espaço euclidiano é um espaço vetorial real de dimensão finita munido de um produto interno. Por volta de 300 a.C., o matemático grego Euclides estabeleceu as leis do que veio a ser chamado “Geometria euclidiana”, que é o estudo das relações entre ângulos e distâncias no espaço.
A consciência espacial é uma habilidade cognitiva complexa que nos permite ter consciência de nós mesmos e da posição relativa dos objetos no espaço.
O principal objetivo do ensino de Geografia, na escola básica, é a formação do pensamento espacial nos alunos. Sua importância reside no fato de ele ser, para os discentes, um instrumento potencializador de transformação da realidade e de construção de sua cidadania.
Relações espaciais métricas (ou euclidianas) - com base essencial na noção de distância e em que a equivalência de figuras depende de sua igualdade matemática. Relações espaciais projetivas —com fundamento na noção da reta e em que a perspectiva ou a possibilidade de transformação garante a equivalência das figuras.
Aula expositiva é um método mais utilizado para transmitir conhecimento, mas é preciso abrir espaço para o dialogo, na troca de conhecimento e ideias, a dramatização pode contribuir para refletir sobre determinados assuntos ou para fixar o conhecimento, associando acontecimentos do seu cotidiano com a geografia.
Qual fruta é boa para tontura?
Qual a importância dos equipamentos de laboratório?
Como solicitar prescrição de dívida ativa?
Qual é a diferença entre sensação e percepção?
Porque o álcool queima mais que a gasolina?
Quanto tempo pra colar o fêmur?
Qual exame detecta a Síndrome de Sjögren?
Como deixar uma corrente dourada prata?
Quando é indicado radioterapia e quimioterapia?
Como calcular hora extra divisor 200?
Qual a profissão com a letra L?
Qual o melhor remédio para dor e cansaço nas pernas?
O que fazer no interior de SP em um dia?
Qual a terra ideal para flor-de-maio?
O que é bom pra verme de cachorro caseiro?