Tratar da educação multicultural é uma forma de promovermos a equidade social, valorizando assim, as culturas e colaborando para a superação das diferenças. ... No Brasil, essa multiculturalidade não deveria representar uma dificuldade, afinal somos marcados pelas diferentes culturas, pela miscigenação.
O multiculturalismo é um movimento social surgido nos estados unidos e tem como objetivos principais: a luta pelos direitos civis dos grupos dominados, excluídos por conta de não pertence a uma cultura e classe social considerada superior a euro americana, branco, letrado, masculino, heterossexual e cristão.
Multiculturalismo, ou pluralismo cultural, é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa região, cidade ou país, com no mínimo uma predominante. O Canadá e a Austrália são exemplos de multiculturalismo; porém, alguns países europeus advogam discretamente a adoção de uma política multiculturalista.
Trata-se de um texto teórico baseado em uma revisão de literatura que foca os diferentes tipos de multiculturalismo: Multiculturalismo Conservador, Multiculturalismo Liberal ou Humanista, Multiculturalismo Liberal de Esquerda e o Multiculturalismo Crítico ou Intercultural.
O multiculturalismo, como campo teórico, se constitui numa tentativa de compreender o processo de construção das diferenças dentro da diversidade cultural que se apresenta em sociedades plurais. Trata-se, portanto, de um currículo de caráter inclusivo e emancipatório, traçado entre lutas e reivindicações.
O Multiculturalismo no Brasil é a mistura de culturas e de etnias que ocorre no território do país. Trata-se da miscigenação de culturas que ocorre no Brasil desde os tempos da colonização portuguesa ao país. Uma das principais características da cultura brasileira é a diversidade cultural.
O reconhecimento do multiculturalismo no contexto da educação brasileira é uma questão de justiça social, pautada nos direitos humanos e articulada à práxis educativa.
Os resultados apontam que os professores ainda sentem dificuldades para abordar o multiculturalismo, existindo poucos momentos de diálogo com as famílias, além de ser limitada a troca de experiências, entre professores, acerca dos alunos.
O referido projeto aborda a questão do respeito, da valorização e da diversidade de culturas existentes no país e dentro da comunidade escolar, procurando dessa maneira buscar meios e métodos para a construção do conhecimento do educando. Tem-se como tema O MULTICULTURALISMO E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Segundo SILVA e BRANDIM (2008:56) “Os precursores do multiculturalismo foram professores, doutores afro-americanos, docentes universitários na área dos estudos sociais que trouxeram por meio de suas obras, questões sociais, políticas e culturais de interesse para os afro-descendentes”.
Como recuperar a mucosa do nariz?
É preciso ter CNPJ para fazer dropshipping?
Tem letra maiúscula depois de reticências?
Como se faz o fichamento de um texto?
Por que ou porque quando usar?
Qual a diferença entre produtos orgânicos e agroecológicos?
Como atualizar teclado android?
Quais são as características do caule?
Quanto pesa uma garrafa de 700ml?
Qual o transplante mais complicado?
O que é preciso para virar um empreendedor?
Quanto custa a blefaroplastia?