O mieloma múltiplo (MM) é uma neoplasia maligna de origem hematopoiética. Este tipo de câncer é caracterizado pela proliferação clonal de plasmócitos (células de origem de linfócitos B) na medula óssea, podendo levar à disfunção de órgãos.
Para os pacientes assintomáticos, muitas vezes o diagnóstico de mieloma múltiplo é realizado através de exames de rotina. O mais usual é o hemograma, conhecido como exame de sangue, pois através de seus resultados será possível ver as alterações das células. O médico também solicitará uma biópsia da medula óssea.
O mieloma múltiplo é um câncer da medula óssea, caracterizado por uma proliferação anormal de um clone plasmocitário, o que leva a uma produção e liberação de uma imunoglobulina monoclonal na circulação, também chamada de “proteína M”.
Os exames de detecção da proteinúria de Bence Jones são indicados quando há suspeita do paciente apresentar doenças plasmocitárias, como o mieloma múltiplo. As principais técnicas de exame seriam: a eletroforese e/ou imunofixação de proteínas na urina de 24h, e o teste de calor.
O que é a proteína de Bence Jones (BJ)? Após o aquecimento do tubo em banho maria por 5 minutos, o material é submetido a uma filtragem ainda quente. Caso seja observada alguma turbidez e/ou precipitado durante o resfriamento, a amostra é novamente reaquecida em banho maria.
O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de célula da medula óssea chamada de plasmócito, responsável pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue.
O mieloma múltiplo, ou apenas mieloma, tem início na medula óssea, quando ocorre um defeito celular. No momento em que os linfócitos B se diferenciam e se tornam plasmócitos, ocorre então uma mutação, ou seja, um erro em um ou mais de seus genes, que devido a esse erro, passam a produzir plasmócitos anormais.
As lesões ósseas causadas pelo mieloma podem se apresentar como fraturas, que surgem muitas vezes de forma espontânea ou após mínimos traumas. Também são comuns quadros semelhantes à osteoporose ou erosões focais parecidas com metástases de outros cânceres para ossos, conhecidas como lesões líticas.
O Mieloma Múltiplo (MM) é uma doença em que há um aumento de plasmócitos anormais na medula óssea, que é o mais frequente, ou em sítios fora da medula, isto é, extramedulares 1. Normalmente os plasmócitos na medula são em pequeno número (menos de 5%), mas no Mieloma Múltiplo estes aumentam, de forma não controlada, e vão infiltrar a medula óssea.
Radioterapia, utilizada principalmente no tratamento de lesões sólidas (plasmocitomas). A quimioterapia inicial usada para tratar o mieloma múltiplo depende se você é considerado um candidato para o transplante de células-tronco e de seu perfil de risco individual.
Como usar a GoPro como webcam no Mac?
O que é preciso para transferir um financiamento de veículo?
Quantas vezes pode usar a bombinha para asma?
Como funciona a pressão do avião?
Como funciona o regime semiaberto na prática?
Como usar a Calculadora do teclado?
Como funciona o resgate da previdência privada?
Como escolher uma bolsa de festa?
Como que fica os direitos se mudar de CLT para Estatutario?
Quanto custa jantar no restaurante do Jacquin?
São Bernardo do Campo tem restrição de caminhões?
Quanto rende a bolsa de valores por mês?
Qual o melhor tipo de barra para porta?
Qual a vantagem de ser estatutário?
Como é pago o salário de um jogador de futebol?