Micoses superficiais são infecções fúngicas que acometem as camadas superficiais da pele e seus anexos. Essas micoses são prevalentes em todo mundo, e, embora o semiárido nordestino apresente clima propício para o surgimento dessas infecções, são raros os estudos acerca do assunto.
São exemplos de micoses superficiais a pitiríase vesicolor, as tineas, a candidíase e as onicomicoses.
As micoses superficiais da pele, em alguns casos chamadas de "tineas", são infecções causadas por fungos que se apresentam de formas distintas e que afectam diferentes áreas corporais, como a pele, as unhas e os cabelos. “Tinea”, derivado do latim e que significa verme.
Superficiais – causadas por fungos que invadem apenas as camadas mais superficiais da pele ou pelo. Exemplos: piedra, pitiríase. Cutâneas – causadas por fungos que invadem toda a espessura da pele ou a parte queratinizada intrafolicular do pelo ou unha. Exemplos: dermatofitoses (tineas), candidose superficial.
7 doenças causadas por fungos e como tratarPano branco. Também conhecida como micose de praia, esta infecção tem o nome científico de Ptiríase versicolor, e é provocada pelo fungo Malassezia furfur, que provoca manchas arredondadas na pele. ... Tinha. ... Candidíase. ... Esporotricose. ... Aspergilose. ... Paracoccidioidomicose. ... Histoplasmose.
25 curiosidades que você vai gostar
As infecções fúngicas que afetam a pele dos seres humanos podem ser superficiais ou profundas. Trataremos das superficiais, que acometem a epiderme, as membranas mucosas, cabelos e unhas. Os tipos mais comuns de micoses superficiais são as dermatofitoses ou tinea, a pitiríase versicolor e as candidíases.
Conheça, a seguir, os principais tipos de micoses de pele, como evitar e tratar.Tinea. ... Tinea intertiginosa. ... Tinea capitis. ... Tinea versicolor. ... Candidíase. ... Frieira.
As micoses podem ser divididas em superficiais, cutâneas, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas. As superficiais são aquelas que atingem a parte superficial da pele e haste dos pelos. Nas micoses cutâneas, observa-se que os fungos atingem camadas mais profundas da pele, dos pelos ou unha.
Feo-hifomicose. Doença subcutânea ou sistêmica causada por fungos dematiáceos, com mais de 20 espécies diferentes, sendo os mais comuns Exophiala jeanselmei e Wangiella dermatitidis nas formas subcutâneas e Cladosporium bantiasenum na forma sistêmica.
Com quantos meses começa a engatinhar?
Como fazer bibliografia de site?
Quais são os recursos mais famosos do Instagram?
Quantas missões tem Genshin impact?
Quais são as classificações dos ferimentos?
Por que é importante reciclar?
Quantos dias dura um fio de cabelo?
Quanto ganha um motoboy em portugal?
Quais são as características de um amigo verdadeiro?
Quais os sintomas da vacina Janssen?
Quando é que o sujeito é indeterminado?
Qual é a definição de biótopo?
Quais são os elementos fundamentais do movimento na dança?