É uma doença espectral que inclui formas assintomáticas, formas pulmonares agudas e crônicas, e formas disseminadas agudas ou crônicas. O acometimento cutâneo ocorre após disseminação hematogênica a partir de foco pulmonar primário.
Micoses Sistêmicas são infecções causadas por fungos patogênicos primários e que têm como porta de entrada o trato respiratório, donde podem disseminar para todo o organismo. As micoses sistêmicas endêmicas no Brasil são: Paracoccidioidomicose, Histoplasmose, Coccidioidomicose e Criptococose.
Uma infecção causada por um fungo, a micose costuma atacar a pele, as unhas e o couro cabeludo. Em geral, ela provoca sintomas como coceira, manchas brancas, rachaduras entre os dedos, deformação nas unhas.
Conheça os principais tipos de micose e se previna contra eles no verão.
A micose pulmonar é contraída pela inalação de um fungo muito presente no solo e provoca sintomas muito similares aos de outras doenças, por isso tem sido pouco conhecida e notificada, apesar da alta incidência.
1.1) Tineas (tinhas) Doenças causadas por um grupo de fungos que vive às custas da queratina da pele, pelos e unhas. Estes fungos podem ser zoofílicos (encontrados em animais), geofílicos (encontrados no solo) e antropofílicos (encontrados nos homens).
O que são micoses endêmicas (sistêmicas, de implantação e oportunistas) As micoses são infecções causadas por fungos, cujas formas infectantes estão intimamente relacionadas ao bioma e a fatores geoclimáticos, tais como solo, vegetação, clima, umidade, altitude etc.
Os fungos que causam as micoses oportunistas estão presentes no ambiente. A principal porta de entrada desses agentes no organismo humano é a via inalatória, de onde podem ser eliminados sem ocasionar doença em indivíduos imunocompetentes. Não é comum a transmissão de fungos entre indivíduos.
Devido à predominância de homens nos trabalhos rurais, a micose pulmonar tende a afetá-los mais que as mulheres. Dentre os sintomas, estão falta de apetite, enjôos e diarréia com potencial para fazer a pessoa perder massa significativamente.
O tratamento. Para debelar a micose, o médico receita remédios antifúngicos em formato de cremes, sprays e esmaltes. Em geral, a medicação deve ser usada de seis a oito semanas. Certos fungos, porém, são mais resistentes e exigem que o tratamento se prolongue por até um ano.
Tratamentos caseiros para a micose de pele. A micose também pode ser tratada ou atenuada com o uso de remédios caseiros como passar um dente de alho com clorexidina nas unhas ou mergulhar os pés numa bacia com chá de hortelã-pimenta. Um ótimo remédio caseiro para candidíase na mulher é introduzir o iogurte natural na vagina.
Os remédios para micose devem ser prescritos por um dermatologista ou clínico geral e a sua forma de apresentação pode variar de acordo com o local afetado, podendo ser utilizados na forma de pomada, shampoo, spray ou loção, para facilitar a sua aplicação. Veja os remédios mais utilizados para micose de barba, couro cabeludo e unha.
Como tratar: O tratamento para a micose de praia faz-se com o uso de remédios como Fluconazol, ou antifúngicos aplicados no local, como cremes, pomadas, loções ou sprays, dependendo do grau de comprometimento da pele. Se a micose voltar logo após o tratamento, deve-se ir ao dermatologista para um tratamento específico. 4. Pé-de-atleta
Como balancear o portão basculante?
O que é mesclar e corrigir contatos?
Como é o procedimento no Juizado Especial Criminal?
Como mesclar mais de uma página no Facebook?
Como melhorar documento digitalizado?
Como instalar o monitor cardíaco no paciente?
Como recuperar plástico cromado?
Como mexer no aparelho SKY sem controle?
Como usar as funções do controle do ar-condicionado Elgin?
Quando o mestre Ip Man morreu?
Como melhorar o desempenho de um servidor?
Como melhorar desempenho do seu mouse?
Como validar carteira americana no Brasil?
Como usar o Calc do LibreOffice?