Quando queremos intensificar uma ideia, logo empregamos o “bastante”, que tem o significado de “muito”. Quando atuar como um advérbio, a palavra “bastante” não sofrerá variação, isto é, não será flexionada no plural e virá ligada a um verbo, advérbio ou adjetivo.
Quando usado como adjetivo, “bastante” assume significado de “suficiente”, devendo ser flexionado de acordo com o substantivo que o acompanha. Veja: – Há motivos bastantes para o divórcio. – Os salgados e as bebidas não serão bastantes para a festa.
Desempenhando o papel de pronome indefinido, bastante concorda com um substantivo e indica uma grande quantidade de algo, mas incerta. Quando a palavra com a qual concorda está no plural, ele também é flexionado. Como exemplificado a seguir: “Comprei bastantes presentes para meu filho.”
Se “muito” for para o plural, assim também será com “bastante”. Veja: Tenho muitas felicidades e Tenho bastantes felicidades.
Significado de Bastante
substantivo masculino O que é essencial e necessário: ainda não aprendi o bastante. adjetivo Suficiente; capaz de satisfazer; que contém o necessário e essencial: há bastante feijão; esse dinheiro não é bastante. Abundante; em grande ou excessiva quantidade: a escola tem bastante gente.
24 curiosidades que você vai gostar
A palavra “bastante” pode assumir formas diferentes de acordo com seu uso. Ela pode ser advérbio de intensidade significando “muito”, sendo esse seu uso mais comum, e nesse caso ser invariável, ou seja, só é admitida para essa função a forma singular.
► Quando o “bastante” for um advérbio de intensidade: Esse é o seu uso mais comum, aquele com o qual estamos mais habituados. Quando queremos intensificar uma ideia, logo empregamos o “bastante”, que tem o significado de “muito”.
As expressões de quantidade, medida, peso, valor, tempo — como é muito, é pouco, é suficiente, é caro, é barato — são invariáveis. Não ligam para o sujeito. Com elas, só o singular tem vez. Veja exemplos: Dois mil reais é muito.
A forma correta de escrita da palavra é muito. Embora a pronúncia correta da palavra seja “muinto”, a escrita da palavra com a consoante n está errada.
Tem muitos carros na rua. ... - muita pizza / muito chocolate / muitas pessoas / muitos carros. Então, para resumir: se você estiver falando de intensidade, a palavra “muito” não varia – sempre “muito”; se você estiver falando de quantidade, a palavra “muito” varia em gênero e número para concordar com a palavra seguinte.
Concordância nominal é a relação entre palavras que garante que os substantivos concordem com artigos, adjetivos, pronomes e numerais. Exemplo: Estas três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca.
O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados. Essas palavras variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo). Exemplos de adjetivos: garota bonita.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
→ Advérbio de intensidade
Caracteriza a intensidade da ação verbal ou da qualidade do adjetivo (ou mesmo de outros advérbios). Alguns advérbios de intensidade são: “muito”, “pouco”, “bastante”, “demais”, “tanto” e “tão”.
Intensidade: muito, demais, pouco, tão, em excesso, bastante, mais, menos, demasiado, quanto, quão, tanto, assaz, que (equivale a quão), tudo, nada, todo, quase, de todo, de muito, por completo, extremamente, intensamente, grandemente, bem (quando aplicado a propriedades graduáveis).
Para começar, a palavra nunca teve a pronúncia nasal indicada graficamente por meio de til ou de qualquer outra forma. ... Uma explicação provável para a pronúncia muinto é que o m, embora vindo antes e não depois das vogais, tenha exercido uma influência de nasalização, como também em “mãe” e “minha”.
1 bastante, numerosa, vária, diversa, diferente. Excessiva: 2 excessiva, abundante, demasiada, exagerada, superabundante, exorbitante, intensa.
p*** - Dicionário Online Priberam de Português.
Quando indica tempo, o verbo ser concorda com o numeral expresso no predicativo: São três horas da tarde. Já são mais de quinze horas. Hoje são dez de setembro de 2011.
A expressão é que permanece invariável, independentemente de um sujeito singular ou plural: Eu é que sou feliz! Nós é que somos felizes! Eles é que são felizes!
Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).
Advérbio de Modo: como o próprio nome diz, são as palavras que definem o modo da ação, ou seja, como ela ocorreu. Advérbio de Intensidade: são as palavras que conferem a intensidade da ação. Advérbio de Afirmação: são os advérbios que têm a função de afirmar.
Em quantidade suficiente (ex.: já comemos bastante).
Bastante vem do Latim BASTARE, “ser suficiente, levar, suportar”, do Grego BASTAZO, “levantar e carregar um peso”.
O que é comédia o que é tragédia?
Quais são as faltas graves no trabalho?
O que são e qual é a função dos anticorpos?
Quais são as causas de dissolução de uma sociedade em nome coletivo?
Onde fazer denúncia ambiental?
Qual a importância da monitorização cardíaca?
Qual o sertanejo que está na UTI?
Como saber se estou dilatando sozinha?
Como usar vitamina de Jaborandi no cabelo?
Onde fica os melhores médicos do mundo?
Como saber tudo de uma pessoa na internet?
Quais são as seis maiores transnacionais do mundo?
Quais são os três pilares da cidadania plena?
O que significa o número 1533?
O que eu posso fazer para ajudar as pessoas?