Chamamos de intertextualidade o “diálogo” que ocorre entre dois textos diferentes, quando um faz referência a outro que já existia, inspirando-se em sua forma ou mensagem para criar um novo discurso.
A intertextualidade é um recurso linguístico que faz o diálogo entre duas ou mais obras utilizando um texto-fonte como referência. Um autor utiliza um recurso intertextual quando ele traz elementos de outras obras para dentro da sua, estabelecendo uma relação entre elas.
Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo texto. ... A intertextualidade pode ocorrer de várias formas, nos diversos gêneros: na prosa, na poesia, nas letras de música, na publicidade, nas imagens, na pintura,...
A intertextualidade pode ser caracterizada de duas formas: explícita (direta) e implícita (indireta). No primeiro caso, temos a citação do texto usado como referência no material produzido — ou seja, são fornecidos elementos que vão ajudar a identificar a presença desse “texto base”.
Podemos listar, sem a intenção de esgotar as possibilidades de classificação, alguns tipos de intertextualidade.ALUSÃO. ... CITAÇÃO. ... EPÍGRAFE. ... METÁFRASE E PARÁFRASE. ... PARÓDIA. ... PASTICHE. ... PLÁGIO. ... TRADUÇÃO.
26 curiosidades que você vai gostar
Intertextualidade é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos. Isto quer dizer que, a intertextualidade não precisa ser necessariamente em gêneros iguais.
Trata-se de uma imitação burlesca muito utilizada nos textos humorísticos, onde o sentido é levemente alterado, geralmente pelo tom crítico e o uso da ironia.
Qualquer texto que se refere a assuntos abordados em outros textos é exemplo de intertextualização. A intertextualidade está presente também em outras áreas, como na pintura, veja as várias versões da famosa pintura de Leonardo da Vinci, Mona Lisa: Não pare agora... ... Mona Lisa, propaganda publicitária.
A paráfrase é a ratificação de um texto que já existe. Nessa intertextualidade, existe a repetição do assunto ou um pedaço dele. Em outras palavras, a ideia inicial é preservada. Dessa forma, podemos afirmar que parafrasear um texto é a mesma coisa que refazê-lo com palavras distintas, conservando sua essência.
Ao contrário da paráfrase, que tem como objetivo dar o mesmo sentido de um texto já criado a um texto novo, a paródia tem como objetivo criticar ou ridicularizar algo. Se torna uma forma de arte, havendo uma mudança de interpretação do texto. Faz parte de trabalhos humorísticos.
Alusão é a citação, referência ou menção, indireta e breve sobre algo ou alguém. ... Neste caso, a alusão só atinge o seu objetivo no texto se o leitor tiver conhecimento prévio sobre o conteúdo que esta sendo utilizado como objeto de menção. Exemplo: “As cores da camisa do rapaz fazem alusão à bandeira da Alemanha”.
Uma paráfrase é uma nova afirmação do sentido de um texto ou passagem usando outras palavras. ... Uma paráfrase, normalmente, explica ou esclarece o texto que está sendo parafraseado. Por exemplo, "o sinal estava vermelho" pode ser parafraseado como "o trem não podia passar porque o sinal estava vermelho".
a informatividade refere-se ao grau de previsibilidade ou expectabilidade da informação presente no texto..
A vantagem da intertextualidade, desde que utilizada da forma correta, é o enriquecimento textual por explorar o tema tratado de forma mais aprofundada. Ademais, serve para comemorar algum acontecimento, relatar um fato histórico, descrever a cultura de um povo ou de uma personalidade.
Referência e alusão: O escritor não indica abertamente o evento, ele insinua por meio de alegorias ou qualidades menos importantes. Paráfrase: Ocorre quando o escritor reinventa um texto pré-existente, resgatando a filosofia originária.
A Paródia e a Paráfrase representam dois tipos de intertextualidade, ou seja, são recursos que estabelecem diálogos entre diferentes textos, criando um novo baseado num texto-fonte (referência). Muitas vezes, a paródia e a paráfrase são consideradas termos sinônimos, no entanto, cada uma apresenta sua singularidade.
A paródia é maioritariamente utilizada com finalidade jocosa e satírica. Assim, sendo engraçada e crítica, promove não só um momento de fruição, mas também de reflexão. Exemplos de paródia: Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé.
Paráfrase é um recurso de interpretação textual que consiste na reformulação de um texto, trocando as palavras e expressões originais, mas mantendo a ideia central da informação.
Intertextualidade é como chamamos o “diálogo” que pode existir entre textos, ou ainda entre obras de arte e anúncios publicitários, entre outros. Pode ser feita por meio de paródia ou paráfrase, e ser implícita ou explícita.
Grosso modo, a intertextualidade é o diálogo entre textos, de forma que essa relação pode ser estabelecida entre as produções textuais que apresentem diversas linguagens (visual, auditiva, escrita), sendo expressa nas artes (literatura, pintura, escultura, música, dança, cinema), propagandas publicitárias, programas ...
Ação de atribuir estilo, forma própria e diferente, a alguma coisa: estilização do restaurante; estilização da própria roupa. Ação ou efeito de estilizar; ação de reduzir a uma linha geral ou representar através de símbolos. Etimologia (origem da palavra estilização). Estilizar + ção.
O termo intertextualidade surgiu e foi reutilizado por Julia Kristeva em 1969 para explicar o que Mikhail Bakhtin, na década de 20, entendia por dialogismo. Ou seja, são duas variações de termos para um mesmo significa- do.
Como se vê, é possível elaborar um texto novo a partir de um texto já existente. É assim que os textos "conversam" entre si. É comum encontrar ecos ou referências de um texto em outro. A essa relação se dá o nome de intertextualidade.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2 · SÃO CARACTERÍSTICAS DA LEITURA INSPECIONAL, EXCETO: Resposta Marcada : O processo de leitura exige do leitor apenas o seu conhecimento de texto. PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2 · EXISTEM TRÊS TIPOS PRINCIPAIS DE TEXTOS ACADÊMICOS.
Chamamos informatividade as informações veiculadas através dos textos escritos ou visuais, como anúncios, artes plásticas, artigos, dentro outros tipos de textos. ... É necessário que estas produções apresentem um grau médio de informatividade, para que o texto não corra o risco de cair na obscuridade ou relatar o óbvio.
Quais são as contas de despesas variáveis?
Como procurar descritores no PubMed?
O que é cadeia de certificados digitais?
Como são as fezes de quem tem câncer no intestino?
Como saber se tem sinal no cabo coaxial?
Como saber se o idoso está com demência?
Como identificar uma jurema preta?
O que acontece com o corpo dias antes da morte?
Como instalar o C++ no Ubuntu?
Como Desenhar no PC com mouse grátis?
Como saber quantos MB tem um arquivo?
Quantos centímetros tem a palmilha do All-star 36?
Qual Numeracao de anel mais vende?
Qual o tamanho de anel que mais vende?
Como medir o tamanho da panela?
Como calcular o peso do bebê pelo ultrassom?
Qual é o melhor Corel Draw para Windows 7?
Qual o tamanho do aro de uma moto?