Humanização no ambiente de trabalho é a aplicação desse conceito no dia a dia das organizações, de forma que inclua as prioridades e interações. Significa, de forma resumida, investir em ações e ferramentas que aumentem o bem-estar no trabalho, fazendo os colaboradores se sentirem acolhidos durante sua rotina.
Trabalhar no que lhe proporciona prazer contribui para que profissionais desenvolvam competências para construir algo de que se orgulhem. Para Melo (2013) as deteriorações das condições de trabalho podem provocar o adoecimento do trabalhador e do próprio ambiente, estendendo danos inclusive ao ambiente familiar.
A humanização da gestão reduz significativamente os problemas da rotatividade e do absenteísmo, uma vez que torna o processo mais voltado para as pessoas e suas necessidades, reduzindo assim a vontade do trabalhador de procurar um novo emprego, além de reduzir as faltas e os afastamentos por acidentes.
Os benefícios dos espaços humanizados estão focados na melhora psicológica da pessoa, que consequentemente pode contribuir para uma melhora física, ajudando, com isso, na repercussão positiva perante os familiares e amigos dos internados. “A ambientação é totalmente voltada para o conforto do hóspede e seu bem-estar.
Segundo definição dos pesquisadores Sylvia Vergara e Paulo Durval Branco, da Fundação Getulio Vargas (FGV), empresa humanizada é toda instituição que é voltada aos seus funcionários e ao meio ambiente — seja ele social ou mesmo a natureza (flora e fauna).
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Aqui vão então as 11 principais* características das Empresas consideradas Humanizadas:Possuem um propósito de existência que vai além do aspecto financeiro.Alinham harmoniosamente os interesses de todos os stakeholders.Possuem um menor gap salarial entre os cargos de liderança e as demais funções.
Quais os benefícios da gestão humanizada?Ambiente de trabalho mais produtivo. Com uma gestão humanizada, a relação entre líder e liderados se apresenta menos árida e menos estressante. ... Melhoria no clima organizacional. ... Retenção de talentos. ... Diminuição do absenteísmo.
Nesse sentido, o atendimento humanizado é aquele que considera a integralidade do cuidado, isto é, prevê a união entre a qualidade técnica do tratamento e do relacionamento desenvolvido entre o paciente, a família e a equipe.
Confira a seguir algumas formas de humanizar o ambiente de trabalho, listadas pelo site da revista Forbes. Faça contato visual e a fale com seu colegas quando você chegar e sair do escritório, e também durante o dia. Reserve um segundo do seu dia para perguntar “como você está?”.
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