Holerite online é um documento digital emitido pelas empresas que comprova o pagamento dos vencimentos dos seus colaboradores pelos serviços prestados. Sua emissão pode facilitar o controle financeiro tanto por parte da empresa como pelo lado do colaborador.
Consultar seu holerite ou Comprovante de Rendimentos, acessando o site www.fazenda.sp.gov.br. À direita da página aberta, clicar em Folha de Pagamento. À esquerda, colocar o cursor em Servidores Ativos e Inativos. Escolher e clicar em: Demonstrativo de Pagamento ou Comprovante de Rendimentos.
Como funciona o holerite online? ... O holerite online pode ser disponibilizado pelas empresa de dois jeitos: por meio de uma plataforma de RH online, na qual o colaborador terá um login e senha pessoal para realizar seu acesso, ou, via e-mail, que é encaminhado todo mês pelo departamento pessoal.
A lei da CLT não especifica um prazo exato para a entrega do holerite. Porém, o artigo 459 estipula que o pagamento do salário mensal deve ser feito até o quinto dia útil, dando margem para que a interpretação seja de que esse documento deva ser entregue no mesmo prazo.
Assinar o holerite sem receber: não pode e não deve!
Alguns empregadores pedem para o funcionário assinar o holerite antes desse prazo porque o sindicato estabelece multas por atrasos nos salários, e o próprio Ministério do Trabalho pode denunciar a empresa por irregularidade e não pagamento dos salários.
30 curiosidades que você vai gostar
Siga o passo a passo completo de como fazer o holeriteConheça a categoria do funcionário.Escolha um sistema.Faça os cálculos necessários.Separe o salário bruto do líquido.Cheque informações relevantes.
O documento considerado o comprovante de renda oficial do trabalhador autônomo é a Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos). Só um contador habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade) pode emitir o documento.
A folha de pagamento também é conhecida como holerite ou contracheque. Este é um documento obrigatório, determinado por lei, que deve ser gerado pela empresa todos os meses. Nele, a empregador específica o salário que o funcionário receberá naquele mês pelo trabalho realizado.
Se você não encontrar os holerites dos três últimos meses, pode apresentar a carteira de trabalho como comprovante de renda. Afinal, ela apresenta o valor do salário.