Dentro do contexto hospitalar predomina o cuidar e o gerenciar, existindo uma hierarquia dentro da equipe de enfermagem, na qual o técnico atua no cuidado de menor complexidade e o enfermeiro, do cuidado de maior complexidade e da gerencia da unidade. ...
O gerenciamento de conflito feito pelo enfermeiro gestor deve ter aplicação de quatro estratégias: dominação, acomodação, compromisso e solução interativa dos problemas, de acordo com cada situação. Na dominação, ocorre a disputa pelo poder, sem a oportunidade para negociação, fazendo com que um perca e outro ganhe.
Como Liderar uma Equipe de Enfermagem?
Os desafios estão atrelados à formação profissional, à satisfação com o trabalho, à sobrecarga, à manutenção da qualidade dos serviços, resolução de conflitos e trabalho em equipe.
O enfermeiro deverá também ser capaz de caracterizar a gestão como oportunidade de estabelecer outras relações com os demais profissionais na área de saúde, focando suas competências à capacidade de acessar, analisar, estruturar e sintetizar informações de gestão em saúde e em gerir indiretamente recursos e avaliar ...
as estratégias utilizadas pelos enfermeiros para promover o trabalho em equipe foram: articulação das ações profissionais; estabelecimento de relações de cooperação; construção e manutenção de vínculos amistosos; e gerenciamento de conflitos.
As fontes mais comuns que desencadeiam situações de conflito são: problemas de comunicação, estrutura organizacional, disputa de papéis, escassez de recursos, mal-entendidos, falta de compromisso profissional e outras(3).
9 dicas para lidar com gestão de conflitos no ambiente de...
Conclui-se que fatores relacionados à insegurança, às dificuldades de comunicação, de pouco entrosamento com os demais membros da equipe, de tomada de decisões e de destreza na realização de procedimentos constituem desafios para o exercício da liderança.
O enfermeiro gestor pode atuar dentro de hospitais, clínicas, unidades e postos de saúde, asilos, hospitais psiquiátricos, maternidades, entre outros centros voltados para a promoção da saúde.
A Enfermagem utiliza o gerenciamento no seu processo de trabalho e vem, ao longo dos anos, buscando meios mais eficazes de adequar modelos administrativos ao seu cotidiano, de modo a não a afastar do seu principal foco de atenção, o cuidado com o paciente.
Isso é observado claramente no cotidiano de enfermeiros gerentes, pois o trabalho de enfermagem se constitui por relações múltiplas interativas: fazer e pensar, cuidar, educar, gerenciar, investigar - uma prática integrativa. 10,11
Este documento destaca que “o processo de Enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação da prática profissional” bem como “evidencia a contribuição da Enfermagem na atenção à saúde da população, aumentando a visibilidade e o reconhecimento profissional”.
Uma das mais importantes dicas para gerenciar uma equipe é a boa comunicação. Ela é essencial em qualquer empresa. Agora o líder tem uma missão ainda maior. É preciso saber comunicar de forma clara, direta e precisa. Todos os colaboradores precisam entender o que lhes é passado, evitando assim problemas e até mesmo mal-entendidos.
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