Fixação (em alemão Fixierung) em Psicologia é um conceito criado por Freud para designar um apego permanente da libido a um estágio inicial e mais primitivo de desenvolvimento, ou ainda, um forte apego à pessoas ou coisas especialmente mórbido formado na infância e que leva a um comportamento neurótico ou imaturo.
Os estudos realizados sobre o processamento de informações emocionalmente relevantes indicam que a pessoa obsessiva pode ter uma maior sensibilidade em relação aos estímulos associados aos seus medos.
A obsessão por uma pessoa se manifesta de muitas maneiras diferentes, e todas elas estão associadas a sintomas cognitivos (de pensamentos e crenças distorcidos) e a sintomas emocionais. Vamos ver quais são os sintomas típicos que surgem nessas ocasiões.
Pense: “Esses pensamentos são obsessivos” ou “Eu estou fazendo algo obsessivo”. Depois, diga “Esses pensamentos não podem me controlar; ‘'eu os controlo”. Às vezes, as ações e os pensamentos obsessivos passam despercebidos ou podem até parecer positivos. Não adianta fingir que eles não existem.
As pesquisas mais recentes mostram que as pessoas obsessivas apresentam déficits em tarefas destinadas a medir distorções e vieses cognitivos (Steketee, Frost, Rhéaume e Wilhelm, 2001).
Pode carregar celular no som automotivo?
A tuberculose é transmitida por virus?
Quais os danos causados pela corrente elétrica quando passa pelo corpo humano?
Qual é o Pokémon mais poderoso do mundo?
Como é feito o descarte de lixo no Brasil?
O que é periculosidade exemplo?
Como denunciar invasão de terreno da prefeitura?
Como eu sei que estou ficando careca?
Pode comer Amendoeira da praia?
Quais são os cinco Indicadores-chave de desempenho em gestão de operações e da qualidade?
Quantas pessoas vão ter no mundo em 2050?
O que a Bncc fala sobre o brincar na educação infantil?
O que não pode faltar em um escritório?
Quais dificuldades os ciganos tem encontrado nos últimos tempos?